metropoles.com

DF: veja quais categorias serão vacinadas a partir da semana que vem

Chefe da Casa Civil anunciou ampliação de carreiras profissionais a serem imunizadas com a chegada de novos lotes do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/ Especial Metrópoles
Enfermeiro vacinado contra o novo coronavírus
1 de 1 Enfermeiro vacinado contra o novo coronavírus - Foto: JP Rodrigues/ Especial Metrópoles

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, anunciou, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (19/3), a inclusão de novos profissionais de saúde na previsão de imunização contra a Covid-19 no Distrito Federal.

Além de dentistas e farmacêuticos, conforme mostrado pelo Metrópoles, serão imunizados também profissionais de clínicas particulares, já a partir da semana que vem. A medida contempla médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, médicos veterinários e seus respectivos técnicos.

A vacinação para esses profissionais será exclusivamente por meio de agendamento pelo site vacina.saude.df.gov.br. Também ocorrerá de forma gradativa, levando em consideração o quantitativo de vacinas fornecidas pelo Ministério da Saúde semanalmente à Secretaria de Saúde do DF.

“São profissionais que estão sendo mais infectados pelo novo coronavírus. Estive conversando com representantes dessas categorias e a sensibilidade do governador é de que a gente possa, dentro da quantidade de vacinas que chegarão na semana que vem, estarmos disponibilizando um pequeno quantitativo para vacinar esses profissionais de saúde. E também, quem sabe, dependendo da quantidade que chegue, pessoas de 70 e 71 anos”, disse o secretário.

Mais doses a caminho do DF

Mais cedo, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que espera iniciar a vacinação contra a Covid-19 de dentistas da rede privada e farmacêuticos que trabalham em laboratórios na semana que vem. De acordo com ele, o Ministério da Saúde deve entregar um lote de 70 mil a 80 mil doses de imunizante nos próximos dias.

Com esta remessa, a campanha será ampliada para idosos com 70 anos e 71 anos na capital. Parte dessas doses, conforme Ibaneis, devem ser destinadas a esse grupo de trabalhadores da área de saúde, que ainda não foram contemplados.

“Quero, a partir da próxima semana, e é um pleito justo que tem sido feito pelos profissionais de saúde da área privada, os odontólogos e os farmacêuticos que trabalham em laboratórios. Então, vou destinar um percentual destas vacinas, pedi ao secretário que verificasse junto a esses conselhos quantas pessoas são, mas eu quero destinar entre 5% a 10% das vacinas que chegarem para esse grupo prioritário também, que presta um grande serviço à sociedade”, declarou Ibaneis, durante visita ao posto de vacinação do Estacionamento 13 do Parque da Cidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?