metropoles.com

DF: passageiro que estava em voo da Índia testa negativo para Covid-19

A Secretaria de Saúde esclarece que, mesmo com resultado negativo, o paciente seguirá em quarentena, sendo monitorado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Universidade Federal de Goiás faz testagem da covid-19 em alunos e servidores
1 de 1 Universidade Federal de Goiás faz testagem da covid-19 em alunos e servidores - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Secretaria de Saúde informou, na noite desta segunda-feira (24/5), que foi negativo para Covid-19 o resultado do exame RT-PCR realizado em uma pessoa que estava em voo vindo da Índia para o Brasil, com escala no aeroporto de Guarulhos (SP). Esse passageiro, antes de desembarcar no DF, teve contato com um paciente que testou positivo para a doença do novo coronavírus.

A pasta distrital esclarece que, mesmo com o resultado negativo, o passageiro seguirá em quarentena, sendo monitorado. Na sexta-feira (28/5), fará um novo exame do tipo RT-PCR para detecção do coronavírus.

Outro exame também será realizado na sexta seguinte (4/6), quando se encerrará o período de quarentena.

De acordo com Osnei Okumoto, secretário de Saúde, o GDF foi informado sobre a suspeita da presença da cepa indiana por meio do Ministério da Saúde, e a pasta distrital encaminhou profissionais para monitorar o caso.

“A nossa equipe foi até a residência dessa pessoa, colheu o material, examinou o paciente, colheu o material pra área RTP PCR. Fizemos toda a consulta desse paciente que não apresenta nenhum sinal, nenhum sintoma de Covid. Então, é um paciente que está muito bem, está sendo monitorado pela nossa equipe e não estará saindo da sua residência. Ele não teve contato com nenhuma pessoa depois que chegou aqui em Brasília e repetirá o exame na sexta-feira agora, e também na outra próxima sexta-feira, como diz o protocolo.”

O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, tranquilizou a população. “Essa pessoa esteve no voo e uma pessoa da Índia estava com Covid. Ela chegou em Brasília, está monitorada, não há qualquer indício de confirmação. Temos que esperar os resultados. Vamos trazer novos elementos. Até o presente momento, essa cepa não está presente.”

Segundo o titular da Casa Civil do DF, ainda não há confirmação sobre a criação de bloqueios sanitários dentro do aeroporto ou mesmo das rodovias distritais.

Gustavo Rocha descartou, por ora, algum tipo de ação restritiva para a possível chegada da variante indiana do novo coronavírus no território do Distrito Federal.

O governo do Maranhão confirmou, na semana passada, os primeiros casos de Covid-19 provocados pela variante indiana do novo coronavírus no estado e no Brasil.

De acordo com o secretário da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, a variante B.1.617 foi encontrada em seis amostras de testes realizados na tripulação que estava a bordo do navio MV Shandong Zhi, atracado no litoral do Maranhão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a variante do coronavírus B.1.617, detectada pela primeira vez na Índia, já está presente em pelo menos 17 países. Conforme anunciou a entidade, a cepa é uma das responsáveis pela segunda onda de casos de Covid-19 no país, que vive atualmente uma explosão da doença, com o alarmante aumento de internações e mortes.

Estudos preliminares da OMS apontam que a mutação indiana “tem uma taxa de crescimento mais alta do que outras variantes que circulam na Índia, sugerindo que é mais contagiosa”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?