DF: Ibaneis vai levar a Bolsonaro reforço para recomposição das forças
Governador reuniu-se com representantes da PCDF, PMDF e CBMDF e comprometeu-se a fazer nova rodada de negociações com a União
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que reforçará com o presidente Jair Bolsonaro (PL), nos próximos dias, o pedido para que seja autorizada a recomposição das forças de segurança do Distrito Federal.
O emedebista esteve reunido, nesta quarta-feira (22/6), com representantes da Polícia Civil (PCDF), Polícia Militar (PMDF) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF) com o objetivo de iniciar nova rodada de negociações com o titular do Palácio do Planalto.
“Recebi os representantes hoje, e vou ver como encaminhar ao presidente da República”, frisou o governador ao Metrópoles.
Ibaneis abre nova rodada para negociar recomposição salarial da PCDF
Segundo o líder do governo na Câmara Legislativa (CLDF), deputado Hermeto (MDB), atualmente, o pedido de recomposição está parado no Ministério da Economia desde que foi encaminhado pelo Palácio do Buriti.
“Nós já temos a previsão no Fundo Constitucional, temos todas as condições para que a recomposição igualitária seja autorizada para todas as forças do DF”, afirmou o parlamentar.
Além de sindicatos e associações, esteve presente na reunião com o chefe do Executivo local o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB). Os comandos de cada corporação também participaram das negociações.
“A reunião foi positiva e o governador Ibaneis garantiu que irá empreender esforços junto ao presidente Jair Bolsonaro para tentar viabilizar o nosso reajuste salarial. Estamos confiantes”, disse o presidente do Sindicato dos Delegados, (Sindepo-DF), Marcelo Portella.
Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais (Sinpol), Enoque Venâncio, o governador confirmou ter solicitado agenda com o presidente da República junto ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).
“Foram meses de trabalho para que o GDF, junto aos representantes das corporações, construísse a proposta de recomposição salarial. É importante esclarecer que a concessão dessa demanda não causará nenhum impacto financeiro aos cofres da União, pois está assegurada no orçamento do Fundo Constitucional do DF”, afirmou.
“Nós reconhecemos o esforço do governador Ibaneis pela valorização dos policiais civis, uma vez que o trabalho investigativo desses profissionais é referência para a Segurança Pública nacional. Por essa razão, mais uma vez, estamos reforçando o nosso pedido”, completou.
A proposta de recomposição salarial das forças de segurança da capital federal foi assinada por Ibaneis Rocha e encaminhada à União, em março deste ano. Até o momento, não houve parecer final do governo federal sobre a demanda.