metropoles.com

DF: 4.006 servidores da Saúde não quiseram tomar vacina contra a Covid

Número é referente aos funcionários da Secretaria de Saúde do DF e foi divulgado pelo titular da pasta, Osnei Okumoto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images
vacina covid-19 Dose da Pfizer
1 de 1 vacina covid-19 Dose da Pfizer - Foto: Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images

No Distrito Federal, 4.006 servidores da Secretaria de Saúde optaram por não receber, até agora, a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A declaração foi feita pelo titular da pasta, Osnei Okumoto, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti nesta quinta-feira (27/5).

De acordo com ele, dos 32.578 servidores da rede pública de Saúde do DF que deveriam ser imunizados, 28.572 tomaram a primeira dose e 26.034, a segunda.

Segundo Okumoto, o GDF não prevê qualquer tipo de penalidade para o servidor público que se recusar a tomar a vacina. “É a escolha desses funcionários, é autonomia que o SUS sempre proporciona para todas as pessoas que necessitam dele. Então, um dos dos requisitos básicos da saúde é a autonomia do paciente, para que ele possa escolher qual é o tipo de tratamento que ele vai ter ou não. No caso da vacinação, também”, disse.

A Secretaria de Saúde afirmou que visa priorizar os grupos mais expostos e de maior risco a infecção pelo novo coronavírus, isso de acordo com os critérios e orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI-MS). “Contudo, a pasta entende que a vacinação não é obrigatória, não cabendo à pasta medidas além da disponibilização dos imunizantes e da convocação constante dos grupos contemplados”.

A informação reforça a reportagem revelada pelo Metrópoles sobre profissionais de saúde de todo o país que decidiram não receber o imunizante distribuído pelo PNI do Ministério da Saúde.

No total, há aproximadamente 22 mil profissionais da área da saúde no DF, incluindo servidores públicos federais e da rede privada, aptos a serem imunizados nas fases iniciais da vacinação, mas que ainda não procuraram os postos para receber a primeira dose. O secretário não justificou o motivo do alto índice de rejeição às vacinas.

Segundo Okumoto, o dado sobre cobertura vacinal foi atualizado no dia 24 de maio. “Isso significa que 87,7% desses profissionais já foram imunizados com a primeira dose e, no caso da segunda dose, a cobertura vacinal chega a 79,9%”, afirmou.

Na esfera federal, o Ministério da Saúde e entidades afins não têm dados oficiais sobre a quantidade de profissionais da categoria que já se negaram a tomar algum dos imunizantes. Os casos de trabalhadores da área que se recusam a ser vacinados, entretanto, têm aumentado, cada vez mais, em todo o país – e, consequentemente, as mortes também.

Um dos maiores desafios dos gestores públicos locais é encontrar formas para convencer esses profissionais, especialmente aqueles que atuam na linha de frente, a aumentar a imunidade contra o Sars-Cov-2.

“Aqueles profissionais de saúde que ainda não procuraram a imunização, busquem o ponto de vacinação. Eu passei aqui o número que é o de casos por mês, antes da vacinação, e após a vacinação. Caiu mais de 50%. De 870 para pouco mais de 300. As pessoas que ainda não se vacinaram e sendo vacinadas farão com que esse número caia ainda mais. Então é fundamental, principalmente os profissionais de saúde que lidam com isso no dia a dia, que busquem a vacinação, busquem a imunização. É importantíssimo que essas pessoas estejam devidamente imunizadas”, disse.

O Ministério da Saúde diz, em nota, que trabalha para reforçar “a importância da vacinação para Covid-19 e orienta para que as pessoas que fazem parte do público prioritário da campanha busquem os postos de vacinação”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?