Deputados querem barrar armas em ato pró-armamentista na Esplanada
Presidente das comissões de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e da CLDF fizeram solicitação ao governador do DF, Ibaneis Rocha
atualizado
Compartilhar notícia
Os deputados Orlando Silva (PCdoB) e Fábio Felix (PSol), respectivamente presidentes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal e da Câmara Legislativa (CLDF), encaminharam um documento, nesta sexta-feira (8/7), para que o governador Ibaneis Rocha (MDB) determine a proibição de porte de armas durante ato pró-armamento marcado para sábado (9/7), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
No documento, os parlamentares alegam que a Constituição Federal condiciona a realização de manifestações à proibição do porte de armas. Fábio Felix e Orlando Silva pedem, ainda, que o governador Ibaneis Rocha preste esclarecimentos sobre as medidas adotadas a fim de garantir a segurança da população durante o evento.
“O que estamos pedindo é que pessoas que defendem o armamento não se sintam no direito de ostentar armas, ameaçando a segurança da população, só porque estarão acompanhados de figuras como o filho do presidente da República”, declara Fábio Felix.
Para Orlando Silva, “a determinação constitucional de que as manifestações ocorram sem armas visa garantir o estado de direito, a democracia e a integridade física e a vida dos cidadãos”.