Deputado do DF quer proibir a utilização de gênero neutro no português
Julio Cesar Ribeiro (Republicanos) apresentou projeto de lei com o objetivo, segundo ele, “de fortalecer o padrão da norma culta do idioma”
atualizado
Compartilhar notícia
Integrante da bancada evangélica no Congresso Nacional, o deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF) apresentou projeto de lei que visa proibir a utilização de gênero neutro na língua portuguesa, no Brasil. Deobj acordo com o congressista, a iniciativa não caracteriza preconceito, mas tem o objetivo de “fortalecer o padrão da norma culta do português”.
Julio Cesar defende não se tratar de uma proposta que fere os movimentos existentes – apenas evita o comprometimento do ensino nas escolas e a desconstrução da linguagem.
“É importante deixar claro que a substituição do gênero masculino e feminino por gênero neutro não é algo que funcionaria perfeitamente na língua portuguesa, pois não vem ao encontro das necessidades dos movimentos que tentam emplacar essa modificação”, argumentou.
A possibilidade da utilização do gênero neutro surgiu com o intuito de incluir pessoas trans, não binarias, intersexo e aquelas que não se identificam com os gêneros masculino e feminino, para fins de aprendizagem e alfabetização.
“Considero que em nenhum momento a modificação da língua portuguesa poderá beneficiar ou minorar os preconceitos existentes. O que precisamos é fortalecer o padrão da norma culta do português, como se tem feito desde a sua fundação”, diz o representante da Igreja Universal do Reino de Deus.