metropoles.com

Deputadas querem audiência no Congresso para debater caso Felipe Neto

Sâmia Bomfim e Vivi Reis querem ainda levar assunto ao Legislativo após youtuber ter sido intimado por chamar presidente de “genocida”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michel Jesus/Câmara dos Deputados
samia
1 de 1 samia - Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

As deputadas federais Sâmia Bomfim (PSol-SP, foto em destaque) e Vivi Reis (PSol-PA) protocolaram, nesta terça-feira (16/3), requerimento para solicitar audiência pública na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados para tratar dos crescentes casos de “perseguição política e cerceamento da liberdade de expressão no Brasil”.

O pedido foi registrado após o youtuber Felipe Neto ter revelado em seu Twitter que foi intimado pela polícia para responder por “crime contra a segurança nacional”. O motivo, segundo o influencer, teria sido chamar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de “genocida”. A queixa-crime foi aberta pelo filho “02” do chefe do Executivo federal, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

“No último período, temos acompanhado no Brasil uma escalada de ações e iniciativas atentatórias à liberdade de expressão e à livre manifestação do pensamento, levadas a cabo especialmente por instituições do Estado brasileiro, notadamente do Poder Executivo federal, órgãos de controle e autoridades policiais”, registra o documento.

Além do caso do youtuber, elas citam a atuação da Controladoria Geral da União (CGU) contra o professor e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) Pedro Hallal por manifestar-se contra Bolsonaro em uma transmissão ao vivo nas redes sociais da universidade e a instauração de inquérito pela Polícia Federal, a pedido do Ministério da Justiça, contra o advogado Marcelo Feller por ter criticado atual titular do Palácio do Planalto.

“O viés autoritário que vemos acontecer no Brasil não condiz com a garantia dos direitos humanos e, muito menos, com a liberdade de expressão assegurada pela Constituição Federal”, afirmou Sâmia.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?