metropoles.com

Decreto de toque de recolher também encerra delivery às 23h no DF

Medida foi determinada pelo governador Ibaneis Rocha no início da tarde desta segunda (8/3) como forma de reduzir fluxo de pessoas no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Entregador de app não para de trabalhar, mas mantém o cuidado e prevenção com máscara e luva
1 de 1 Entregador de app não para de trabalhar, mas mantém o cuidado e prevenção com máscara e luva - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Além de determinar o toque de recolher das 22h às 5h, a partir desta segunda-feira (8/3), o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou limite para o funcionamento de delivery na capital federal. De acordo com o decreto publicado em edição extra do Diário Oficial, o serviço de entrega só poderá ser realizado até as 23h.

A medida integra a ampliação de medidas restritivas pelo Palácio do Buriti como forma de enfrentamento à pandemia da Covid-19 e ocorre após o crescente aumento de casos e, consequentemente, de ocupação de leitos de UTI na rede hospitalar local.

De acordo com o texto, “as entregas realizadas por serviço de delivery poderão ser realizadas, em caráter residual, em todo o Distrito Federal, até as 23h, caso a ordem de serviço tenha sido comandada, por qualquer meio registrável, até as 22h, ficando o estabelecimento autorizado a funcionar exclusivamente para finalizar as referidas entregas”.

O deslocamento urbano realizado, por qualquer meio, em desconformidade com as regras resultará ao do autor multa individual no valor de R$ 2 mil.

O decreto também detalha que “o toque de recolher não se aplica a servidores públicos, civis ou militares, a agentes de segurança privada e aos profissionais de saúde, que estiverem em serviço, bem como aos membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, a advogados em diligência de cumprimento de alvarás de soltura, tampouco a representantes eleitos dos Poderes Legislativo e do Executivo, no âmbito federal ou distrital, desde que devidamente identificados”, registra.

6 imagens
Superlotação no Hran
Hran
1 de 6

"Tragédia nunca antes vista", declarou promotor em petição, sobre superlotação de unidades de saúde em Inhumas no ápice da pandemia do coronavírus em Goiás

Reprodução
2 de 6

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 6

Superlotação no Hran

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 6

Hran

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 6

Marcos Vergueiro/Secom-MT
6 de 6

Reprodução/ TV Record
Lockdown

Embora esteja em lockdown desde o dia 1º de março (segunda-feira), os casos de Covid-19 continuam aumentando, segundo dados da Secretaria de Saúde. Nesta segunda-feira, como medida de flexibilização, o GDF autorizou a retomada do funcionamento de escolas e estabelecimentos de ensino particulares, além de academia de esportes.

Com a nova regra, a ideia é restringir o funcionamento de estabelecimentos comerciais e outras atividades durante o horário determinado. De acordo com o GDF, o decreto visa restringir a circulação de pessoas nas ruas e, com isso, reduzir o contato e a infecção pelo Sars-Cov-2.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?