metropoles.com

Copa América: GDF monitora quarentena de integrantes da Venezuela

Ao menos 19 atletas e membros de comissão técnica de seleções que disputam torneio no Brasil já testaram positivo para o coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Gandula limpa a bola com álcool antes de retorna-la para o jogo. Protocolos tomados pela Conmebol durante a pandemia do Corona vírus. copa america
1 de 1 Gandula limpa a bola com álcool antes de retorna-la para o jogo. Protocolos tomados pela Conmebol durante a pandemia do Corona vírus. copa america - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou nesta segunda-feira (14/6) que o Governo do Distrito Federal (GDF) monitora 13 pessoas que integram a delegação da Venezuela e foram diagnosticados com a Covid-19 no Distrito Federal. Os visitantes vieram para disputar a Copa América no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Como revelou o Metrópoles, a Venezuela foi a primeira das três seleções que confirmaram casos de Covid-19.

De acordo com Okumoto, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde recolheu amostras para descobrir qual é a variante responsável pela infecção. O resultado deve sair nesta terça (15).

“Além do rastreamento, estamos monitorando as pessoas que tiveram contato com esses jogadores e dirigentes da Venezuela, assim como as trabalhadores de hotel, que fizeram o transporte de ônibus, do aeroporto, ou aqueles que vieram de voo fretado, a tripulação que trouxe esses jogadores. Todos eles estão sendo rastreados pela Secretaria de Vigilância e Saúde”, disse.

Conforme explicou, a delegação venezuelana fez os exames no último dia 8, quando foi detectada Covid-19 em dois jogadores e eles foram imediatamente excluídos do time e substituídos por outros.

“Quando eles chegaram no dia 10, aqui no Distrito Federal, foram realizados testes novamente. Aí, foram encontrados mais 10 casos e no dia 12 realizamos de novo os exames e foram encontrados mais três. Então, o protocolo está sendo seguido no sentido de que a gente venha a fazer a identificação desses casos positivos e a Vigilância em Saúde do Distrito Federal faz todo acompanhamento dessas pessoas no seu isolamento em quartos individuais no hotel e que só poderão sair daqui a partir do momento em que estiver cumprida essa quarentena”, reforçou Okumoto.

Ao menos 19 atletas e membros de comissão técnica de seleções que irão disputar a Copa América 2021, no Brasil, já testaram positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2). O torneio teve início nesse domingo (13).

Até a tarde de sábado (12), foram confirmados 12 testes positivos entre os venezuelanos, sendo oito atletas. À noite, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), disse que mais um integrante da delegação pegou Covid-19, e o número de contaminados subiu para 13.

Também na noite de sábado, a Federação Boliviana de Futebol (FBF) informou que três jogadores e um membro da comissão técnica da seleção foram diagnosticados com a doença.

Por sua vez, a Federação Colombiana de Futebol informou domingo (13) que dois membros de sua comissão técnica testaram positivo para o novo coronavírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?