metropoles.com

Comissão negocia derrubada de veto às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc

Encontro Expresso 168 reuniu artistas e ativistas do movimento cultural contra a decisão de Bolsonaro de impedir benefícios para o setor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação / Jandira Feghali
cultural
1 de 1 cultural - Foto: Divulgação / Jandira Feghali

Deputados que integram a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados tentam articular, nesta segunda-feira (13/6), a derruba dos vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL) às leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2, ambas criadas para beneficiar o setor cultural.

Uma reunião marcada com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai tentar incluir a votação dos vetos nos próximos dias.

Criado em 2013, o Expresso 168 é um espaço permanente de fiscalização de políticas públicas e de diálogo com gestores, produtores e artistas. A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) é uma das articuladoras do movimento.

Participam da audiência Eduardo Barata, presidente da Associação dos Produtores de Teatro (ATPR); as atrizes Débora Evelyn, Leona Cavalli e Nathalia Dill; o ator Mouhamed Harfouch; a produtora Bianca de Felippes; a jornalista Tatyana Rubim; o jornalista e poeta Fred Maia; e o articulador cultural Marcelo Ferreira.

Há duas semanas, quando houve a sinalização de análise dos vetos ao texto, um grupo da área cultural participou de encontros com os presidentes da Câmara dos Deputados e Senado, respectivamente, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quando trataram da importância dessas leis para o setor.

As atrizes Júlia Lemmertz e Rosi Campos, além de Bruno Ramos, articulador Nacional do Funk, marcaram presença nas reuniões.

Leis

A Lei Aldir Blanc 2 institui uma política nacional perene, com necessidade de validação a cada cinco anos, a partir de 2023 e com aplicação de R$ 3 bilhões anualmente.

Já a Lei Paulo Gustavo, com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), principalmente do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), destinará R$ 3,8 bilhões para o setor de maneira emergencial, ainda neste ano de 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?