Com Torres no ministério, Ibaneis nomeará novo secretário da SSP-DF
Aposta natural é no atual adjunto da pasta, Júlio Danilo Souza Ferreira, também delegado da Polícia Federal e com perfil técnico
atualizado
Compartilhar notícia
A confirmação de Anderson Torres para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública acelerou as apostas de nomes para substituir o delegado da Polícia Federal no comando da Secretaria de Segurança Pública no Distrito Federal (SSP-DF). A tendência é que o atual secretário-adjunto da pasta, Júlio Danilo Souza Ferreira, seja alçado a titular.
Com perfil técnico, Ferreira também é delegado federal e tem a confiança do agora ministro da Justiça, o que poderia ajudar no relacionamento do Palácio do Buriti com o Planalto. A decisão, contudo, cabe ao governador Ibaneis Rocha (MDB).
Antes de integrar o GDF, o atual adjunto da SSP-DF prestou serviços na Coordenação-Geral de Cooperação Policial, atuando como adido policial federal junto à Embaixada do Brasil na Bolívia. De 2018 a 2020, foi chefe da Divisão de Operações de Repressão a Drogas, coordenador de repressão a crimes violentos e coordenador-geral substituto de repressão a drogas e facções criminosas na capital federal.
Ministro
Anderson Torres chega à Esplanada para ser o chefe do Ministério da Justiça com as credenciais de quem tem total confiança do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e relacionamento próximo com o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).
Ao longo de sua carreira, o delegado sempre teve perfil mais de gestor do que operacional. Titular da Segurança desde que Ibaneis assumiu o Palácio do Buriti, Anderson Torres trabalhou para intermediar, da melhor maneira possível, os conflitos entre a Polícia Civil (PCDF) e Polícia Militar (PMDF).
Nos últimos meses, Torres se aproximou mais da população, cumprindo agendas voltadas para segurança comunitária.