metropoles.com

Centrão se irrita após críticas de bolsonaristas à aprovação do fundão

Integrantes da base de apoio ao presidente ameaçaram sessão extraordinária, nesta sexta, para derrubar projeto que prevê voto impresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Deputado federal Eduardo Bolsonaro
1 de 1 Deputado federal Eduardo Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO 2022) pelo Congresso Nacional, na noite de quinta-feira (16/7) — o que resultou no aumento do fundo partidário para R$ 5,7 bilhões —, a madrugada foi bastante acalorada entre os parlamentares e reverberado no grupo dos assessores.

Integrantes do chamado Centrão — atual base de sustentação do Palácio do Planalto — reagiram às manifestações de congressistas ligados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que não teriam responsabilidade sobre o reajuste do fundão, previamente acordado entre os partidos governistas.

As reações partiram, principalmente, após o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ter divulgado um vídeo nas redes sociais, onde acusou o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), de articular a aprovação do reajuste bilionário e de ter tentado aprovar, sem sucesso, um destaque para retirar a medida do texto-base original. A mesma linha também foi seguida por Carla Zambelli (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF).

“Infelizmente, o deputado Marcelo Ramos atropelou a votação e acabou com a LDO sendo aprovada com esse fundão. O líder do meu partido deixou claro que o PSL era contrário ao fundão”, gravou Eduardo.

Após ter conhecimento da gravação, Ramos rebateu o filho de Bolsonaro durante a mesma sessão que aprovou a pauta polêmica. “Quero dizer ao deputado Eduardo Bolsonaro que ele deve ter coragem de assumir os seus votos, suas atitudes e suas posturas porque eu tenho de assumir as minhas. Não exponho meus colegas não tergiverso sobre minhas posições, mesmo quando eles são impopulares”, respondeu.

“E outra coisa: o partido do deputado Eduardo Bolsonaro, o líder do governo do presidente Bolsonaro, nenhum deles protestou quando da orientação da votação simbólica do destaque do Novo. É muito fácil ir para a rede social dizer que votou contra e tentar transferir responsabilidades”, continuou.

Veja os vídeos:

Pólvora

Embora Marcelo Ramos tenha se posicionado abertamente durante a própria sessão, a repercussão do vídeo de Eduardo Bolsonaro continuou entre os congressistas no WhatsApp.

Durante a madrugada, foi cogitada a convocação de uma sessão extraordinária para esta sexta-feira (16/7) com objetivo de pautar, em plenário, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto impresso, o que daria chances reais de derrota. O Palácio do Planalto foi acionado imediatamente para acalmar os ânimos dos dois lados.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?