metropoles.com

Campanha terá 11 pontos de vacinação de crianças no DF no domingo

Segundo a Secretaria de Saúde, apenas o grupo etário de 11 anos tem cerca de 40 mil crianças, conforme dados da Codeplan

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vacinação contra a Covid em Brasília
1 de 1 Vacinação contra a Covid em Brasília - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) informou, nesta quarta-feira (12/1), que a campanha de vacinação de crianças contra a Covid-19 iniciará no próximo domingo (16/1), com pelo menos 11 pontos da Secretaria de Saúde, além de um itinerante. Caso o Ministério da Saúde antecipe o envio das remessas, a campanha poderá ser antecipada.

Conforme antecipado pelo Metrópoles, a primeira remessa encaminhada pelo Ministério da Saúde será de 16,3 mil doses da Pfizer. Dessa forma, 10 mil delas serão destinadas a crianças com 11 anos (dentro do grupo por faixa etária) e outras 6,3 mil doses para menores com deficiência permanente, sob tutela do Estado e com comorbidades.

Segundo a Secretaria de Saúde, apenas o grupo etário de 11 anos tem cerca de 40 mil crianças, conforme dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

O horário de vacinação previsto para o próximo domingo, das 8h às 17h. “É claro que as doses são inferiores à necessidade do público a ser beneficiado, por isso será dividido de acordo com a disponibilidade”, disse o governador em Exercício, Paco Britto (Avante).

Veja onde terá ponto de vacinação de crianças:

  • Dois pontos (Sobradinho e Planaltina);
  • Um em Santa Maria;
  • Um no Paranoá;
  • Dois pontos (Ceilândia e Brazlândia);
  • Dois pontos (Plano Piloto e Cruzeiro);
  • Um ponto no Guará;
  • Dois pontos (Taguatinga e Samambaia);
  • Um ponto itinerante para busca ativa de crianças;

Internações

na coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (12/1), o governador em exercício Paco Britto (Avante) também informou que cerca de 90% das pessoas hospitalizadas por Covid-19 não tomaram vacina ou estão com ciclo de imunização incompleto.

“Esclarecendo a todos vocês a situação dos hospitais. Hoje, em torno de 90% dos infectados não tomaram as vacinas ou não concluíram seus ciclos completos. Em meu nome em nome do governador Ibaneis Rocha, fazemos um apelo à população para que procurem um posto de vacinação”, disse.

Também presente na coletiva, o secretário de Saúde, Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, afirmou que, embora o Distrito Federal tenha alcançado um bom número de vacinados, ainda é possível melhorar os índices.

“Talvez o grande escudo que temos hoje é a grande cobertura vacinal que alcançamos. É claro que queremos aumentar, mas chegamos a uma cobertura favorável de vacinação e é por isso que vamos na busca ativa por não vacinados”, disse.

A preocupação do governador em exercício é explicada pela velocidade do crescimento da taxa de transmissão do coronavírus, que  subiu pela 6ª vez seguida em uma semana nessa terça-feira (11/1) e chegou a 2,06. Isso significa que uma pessoa infectada pela Covid-19 transmite o vírus para pelo menos outras duas.

Essa foi uma das taxas mais altas já registradas em Brasília. O recorde aconteceu no início da pandemia, em março de 2020, quando ainda não havia distanciamento social. À época, o indicador chegou a 2,61.

Veja o gráfico da evolução da taxa de transmissão ao longo do tempo:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?