Brasília fecha convênio para receber estudantes fluminenses em turismo cívico
Acordo foi anunciado durante Fórum Regional do Turismo do Rio com a presença do governador do estado, Cláudio Castro (PL)
atualizado
Compartilhar notícia
Uma parceria fechada entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e a prefeitura de Vassouras (RJ) permitirá que alunos do município fluminense possam conhecer o turismo cívico de Brasília, uma das modalidades mais procuradas por quem procura a capital federal.
A parceria foi anunciada durante a abertura da primeira edição do Fórum Regional do Turismo Fluminense, realizada nesta quinta-feira (26/8), e teve a presença do governador Cláudio Castro (PL), da secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e de prefeitos das principais cidades turísticas do estado. O projeto aplica o ensino de história do Brasil por meio de visitas a monumentos e endereços do poder.
“Brasília é o maior museu a céu aberto com obras de Oscar Niemeyer e paisagismo do Lúcio Costa. Além dos ministérios, de todos estes monumentos e da sua história, na Esplanada também estão o Teatro Nacional, o Museu da República, a Biblioteca Nacional e a Catedral Metropolitana. Assim, todos os alunos e todos os brasileiros devem conhecer a capital do país, a capital de todos os brasileiros”, afirmou a secretária.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, Wanderson Farias, disse que desde que conheceu o Projeto do Turismo Cívico Pedagógico considerou importante levar a iniciativa ao município.
“O projeto em parceria com a Secretaria de Educação, que permite às crianças conhecerem a história da cidade, os pontos turísticos, seus monumentos, vai motivar também a promoção de eventos cívicos na cidade para integrar a cadeia turismo e educação”, disse.