metropoles.com

Aposentadoria de Martins abre espaço para indicação de Ibaneis ao TCDF

Afastamento compulsório foi publicado em Diário Oficial desta segunda-feira (29/11), dois dias antes do conselheiro completar 75 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Ibaneis Rocha Privê Lago Norte 2
1 de 1 Ibaneis Rocha Privê Lago Norte 2 - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

A aposentadoria compulsória do conselheiro Paiva Martins, do Tribunal de Contas (TCDF), foi publicada, nesta segunda-feira (29/11), no Diário Oficial do Distrito Federal. O ato é assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Servidor concursado, Paiva Martins precisou deixar a cadeira da Corte de Contas por completar, no dia 1º de dezembro, 75 anos, idade limite imposta pela legislação para o afastamento obrigatório da função pública.

Com a vacância do cargo, caberá ao governador Ibaneis Rocha (MDB) escolher o próximo integrante da Corte de Contas. O chefe do Executivo sinalizou que deve indicar o atual secretário de Economia, André Clemente, para a cadeira.

Originalmente, a vaga seria destinada a auditor concursado do próprio Tribunal de Contas, caso de Paiva Martins, mas não há disponibilidade no quadro institucional. Com a brecha, o titular do Palácio do Buriti optou por Clemente, que é auditor de carreira da Secretaria de Economia.

O governo ainda precisa oficializar a indicação, encaminhando o documento para a Câmara Legislativa do DF (CLDF). O escolhido passará por uma sabatina, onde será aprovado ou não pelos parlamentares.

4 imagens
Aposentadoria foi publicada nesta segunda no DODF
Dessa forma, as reuniões ao vivo poderão se concentrar em sustentações orais, processos em que não haja consenso ou cuja complexidade exija maior debate entre os Conselheiros
Antes dele, apenas Joaquim Roriz havia alcançado novo mandato à frente do GDF
1 de 4

O conselheiro José Roberto de Paiva Martins tomou posse no cargo em 22 de agosto de 2013. Antes disso, foi auditor e também atuou como conselheiro substituto, de junho de 1991 até 2013

Dênio Simões/Agência Brasília
2 de 4

Aposentadoria foi publicada nesta segunda no DODF

Reprodução/DODF
3 de 4

Dessa forma, as reuniões ao vivo poderão se concentrar em sustentações orais, processos em que não haja consenso ou cuja complexidade exija maior debate entre os Conselheiros

Reprodução
4 de 4

Antes dele, apenas Joaquim Roriz havia alcançado novo mandato à frente do GDF

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Carreira

Paiva Martins tomou posse como conselheiro do TCDF em 22 de agosto de 2013, em vaga destinada à carreira de auditor (conselheiro substituto), da qual ele já fazia parte desde junho de 1991.

No total, são 30 anos de trabalho na Corte de Contas, sendo 8 deles como conselheiro, e 51 anos como servidor público.

Em virtude das restrições ainda vigentes por causa da pandemia de Covid-19, a sessão especial contará apenas com a presença dos membros do plenário do TCDF, além de familiares do conselheiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?