metropoles.com

Após pedido de PGR, Bia Kicis defende Silveira: “Preso sem condenação”

Deputada bolsonarista afirmou que colega de partido sofreu sanções “por suas palavras”, apesar da imunidade parlamentar prevista em lei

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Deputada federal Bia Kicis
1 de 1 Deputada federal Bia Kicis - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) voltou a defender, neste domingo (6/6), o correligionário Daniel Silveira (PSL-RJ), após a Procuradoria-Geral da República (PGR) ter despachado um novo pedido de prisão ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o congressista por ele ter violado o uso de tornozeleira eletrônica. O parlamentar foi preso em fevereiro após ataques aos ministros da Suprema Corte.

“É um deputado federal PRESO sem condenação e por suas palavras, apesar da clareza do art 53 da CF”, escreveu a deputada no Twitter.

Kicis se refere o trecho da Constituição Federal onde afirma que os deputados e senadores “são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos” e que serão submetidos “a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal”.

Veja:

Violações

De acordo com Guilherme Amado, colunista do Metrópoles, o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, recomendou ao STF na última sexta-feira (4/6), que o Tribunal tome medidas contra violações de Daniel Silveira à tornozeleira eletrônica.

Medeiros afirmou considerar cabível que o Tribunal determine a regressão do deputado ao regime domiciliar, cedido a ele em 14 de março, ou que o Tribunal fixe uma fiança e um reforço do aparelho usado por Silveira.

Na manifestação, o vice-PGR afirma que há uma resistência injustificada de Silveira à determinação judicial e que o aparato usado pelo deputado não tem “sido eficiente à contenção eficaz dos impulsos do requerido que desafiam a lei penal e o sistema de Justiça”.

O vice-PGR também pede a abertura de um inquérito policial para investigar se o parlamentar cometeu o crime de desobediência a decisão judicial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?