Após caso de raiva humana no Distrito Federal, vacinação é antecipada
O GDF vai disponibilizar doses para cães e gatos a partir desta quarta-feira (6/7). Único caso de raiva humana no DF havia ocorrido em 1978
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) antecipou a Campanha de Vacinação Antirrábica após confirmação de caso de raiva humana em Brasília. A pasta vai disponibilizar doses para cães e gatos a partir desta quarta-feira (6/7).
De acordo com a SES, às 16h desta terça-feira (5/7), servidores da Subsecretaria de Vigilância à Saúde vão realizar uma apresentação sobre a situação epidemiológica e ambiental da raiva no DF, assim como as ações preventivas e de reforço que estão sendo desenvolvidas neste momento.
Até então, o único caso de raiva humana no Distrito Federal havia sido registrado em 1978. A última ocorrência diagnosticada de raiva em cães aconteceu em 2000 e, em gatos, em 2001. O vírus rábico circula no DF em morcegos, nos bovinos, equídeos e outros animais.
O vírus da raiva fica presente na saliva de animais infectados e é transmitido, principalmente, por meio de mordidas e, eventualmente, arranhões e lambidas de mucosas ou em pele lesionada. A vacina contra a doença em humanos é disponível apenas após exposição ao risco.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles-DF: (61) 9119-8884.