Zaya Wade, filha trans de Dwyane Wade, estreia como modelo. Conheça
Após vencer batalha judicial contra a própria mãe para mudar de gênero legalmente, a jovem desfilou para a Miu Miu, no Paris Fashion Week
atualizado
Compartilhar notícia
A filha do ex-jogador de basquete Dwyane Wade, Zaya Wade, estreou oficialmente como modelo nessa terça-feira (7/3), na Semana de Moda de Paris. Essa foi a primeira aparição pública da adolescente de 15 anos após o fim da batalha judicial para mudar legalmente de gênero. Emocionados, o pai e a madrasta da jovem, Gabrielle Union, assistiram à apresentação.
Vem saber mais!
Nas fileiras do desfile da Miu Miu, em Paris, na França, uma dupla de convidados se destacava por usar óculos escuros. A escolha do acessório não partiu de uma motivação fashion. A ideia de Dwyane Wade e Gabrielle Union era conter a emoção ao ver Zaya cruzar a passarela.
A presença dela no Paris Fashion Week é emocionante não só pela estreia de uma menina negra como modelo de uma grande grife. A norte-americana celebrou o fim de uma batalha judicial contra a própria mãe, como divulgou a revista People.
A internet não deixou passar batida a reação afetuosa de Dwyane e Gabrielle ao ver Zaya cruzando a passarela. O look Miu Miu usado pela modelo foi um conjunto de vestido e de casaco verde texturizado, arrematado com uma bolsa de couro.
Ver essa foto no Instagram
Oficialmente Zaya
Ainda em 2022, Dwyane Wade entrou na Justiça pedindo a mudança oficial de gênero e de nome da filha. Sua ex-esposa, Siohvaughn Funches, mãe biológica de Zaya, apresentou uma objeção ao processo pedindo que a transição só ocorresse quando ela completasse 18 anos.
O jogador de basquete contestou o pedido da ex-mulher. “Essa petição não é sobre Siohvaughn ou Dwyane ou seu casamento, é sobre o que Zaya deseja e o que é de seu interesse”, diziam os documentos.
Em 2020, Dwyane Wade falou sobre a transexualidade da filha no programa de Ellen DeGeneres. Segundo o jogador, ele e sua esposa, Gabrielle, ajudam a adolescente constantemente. “Tentamos descobrir o máximo de informações possíveis para garantir à nossa filha a oportunidade de ser a melhor versão de si mesma”, disse.
Em fevereiro de 2023, Gabrielle e Dwyane foram homenageados com o President’s Awards, no 54º NAACP Image Awards, pelo trabalho filantrópico e apoio à comunidade LGBTQIA+. No discurso, o ex-jogador de basquete homenageou a herdeira.
“Admiro como você lidou com a ignorância em nosso mundo. Eu admiro que você enfrenta todos os dias. Dizer que sua comunidade está orgulhosa de você é um eufemismo”, declarou o atleta no palco da premiação.
Ver essa foto no Instagram