Zara encerra operações de sete lojas no Brasil. Saiba quais
Devido à crise econômica, a fast fashion fecha unidades pequenas em território nacional para focar nas vendas on-line
atualizado
Compartilhar notícia
“Menos é mais.” É com esse lema que a rede de lojas Zara, do grupo espanhol Inditex, dá continuidade ao seu processo de reestruturação mundial, com ênfase nas vendas on-line. Por isso, os admiradores e clientes da marca vão ter o acesso presencial do acervo da varejista reduzido, decorrente do fechamento de algumas lojas físicas, inclusive no Brasil.
Vem saber mais!
Ainda em 2020, a gigante de fast fashion traçou um plano de reorganização global. Em meio à pandemia e diante da crise decorrente da Covid-19, as lojas de pequeno porte tiveram queda nos acessos.
No fim do ano passado, a Zara Brasil fechou unidades nas cidades de Joinville, em Santa Catarina. Na gigante São Paulo, também teve atividades encerradas, precisamente no município de São José dos Campos, de acordo com informações do Estadão.
Para 2021, a marca internacional dá continuidade ao planejamento, e outras cinco unidades vão encerrar as atividades ao longo do ano. Elas ficam em Vila Velha (ES), Uberlândia (MG), São Bernardo (SP), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).
O jornal paulista também divulgou que a previsão combinada no novo modelo de negócios se limita a 49 lojas no Brasil. Antes da implementação do plano em território nacional, 56 unidades marcavam presença por aqui.
Em uma análise, os critérios do grupo espanhol para selecionar as unidades que teriam as atividades descontinuadas não passaram despercebidos. Até o momento, a empresa aparenta focar em lojas menores, com menos circulação de clientes.
Pandemia
De acordo com o jornal The Guardian, as vendas da Inditex tiveram redução de 44% no primeiro trimestre fiscal de 2020, comparadas com o ano anterior. Ainda sofrendo os reflexos da pandemia nos levantamentos fiscais, de fevereiro a abril do ano passado, a rede de fast fashion registrou prejuízo de 443 milhões de euros.
Colaborou Sabrina Pessoa