Zac Posen encerra a marca homônima após quase 20 anos
A grife estava em processo de venda, mas não encontrou um comprador. O estilista está “profundamente triste” com o fim da etiqueta
atualizado
Compartilhar notícia
O estilista Zac Posen anunciou, na última sexta-feira (01/11/2019), o encerramento de sua grife homônima. A House of Z estava em processo de venda nos últimos meses. Infelizmente, a empresa fechou as portas pela falta de um comprador ou investidores. Abalado, o designer nova-iorquino disse estar “profundamente triste com o fim da jornada de quase 20 anos”, mas continua esperançoso com o futuro.
Vem comigo!
Desde o início da marca, em 2001, Posen conquistou celebridades de renome com seus designs cheios de glamour extravagante, babados e silhuetas desenhadas. Ele criou a label logo após se formar na Central Saint Martins, aos 20 anos.
O próprio estilista contou à equipe do ateliê sobre o encerramento das atividades, como informa a Vogue americana. O grupo tinha cerca de 60 funcionários.
Segundo o comunicado oficial, a empresa escolheu “interromper as operações comerciais e realizar uma disposição ordenada de seus ativos”.
A decisão veio após uma revisão estratégica e financeira de negócios. Diante do panorama, encerrar as operações foi a melhor ação a ser tomada pelo conselho de gerentes, diz a marca. A coleção primavera/verão 2020, apresentada em setembro, não será comercializada.
“Quero expressar meu agradecimento à nossa equipe extraordinária e por todos aqueles que apoiaram a mim e à marca. Tenho uma gratidão enorme por seu apoio inabalável e dedicação à empresa. Sou grato pela equipe que emprestou seu talento e comprometimento incomparáveis ao longo do caminho. Continuo incrivelmente orgulhoso do que criamos e esperançoso para o futuro”, escreveu Posen em post no Instagram.
Além da marca homônima, Posen é diretor criativo da linha feminina da marca Brooks Brothers desde 2014. Também trabalhava com a linha ZAC Zac Posen, com peças mais acessíveis.
Entre 2012 e 2018, ele foi um dos jurados do reality show Project Runway. Ao longo de sua trajetória fashion, vestiu personalidades como Rihanna, Oprah Winfrey e Gwyneth Paltrow para tapetes vermelhos estrelados. Em 2004, ganhou o prêmio Perry Ellis de Moda Feminina pelo Conselho de Designers de Moda da América (CFDA).
Em 2004, quando seu desfile já era um point da semana de moda, metade dos negócios da House of Z foi comprada pelo rapper e produtor Sean Combs e, posteriormente, adquirida pela companhia de investimentos Yucaipa. Porém, desde abril deste ano, a holding vinha tentando vender sua parte na empresa. Há mais de 10 anos, a marca sofreu com a crise econômica de 2008.
“A equipe de gerenciamento da companhia trabalhou duro para navegar no cenário de moda e varejo cada vez mais desafiador, avaliando consistentemente opções estratégicas para fortalecer nosso perfil financeiro e impulsionar o crescimento potencial. Estamos desapontados por esses esforços não terem sido bem-sucedidos”, explica outro trecho do comunicado.
Mesmo com a trajetória repleta de vestidos para celebridades, nem tudo foi um mar de rosas na trajetória do designer. Especialmente quando ele fez desfiles em Paris, como mostra o documentário House of Z (2017), que explora seus altos e baixos na indústria.
Com algumas parcerias no currículo, a exemplo da GE e Delta Airlines, Posen chegou a lançar um livro de receitas em 2017, intitulado Cooking with Zac (Cozinhando com Zac, em tradução livre). Entretanto, sua verdadeira paixão sempre foi o ateliê próprio.
À Vogue americana, o designer revelou quais serão seus próximos passos. “Preciso refletir e me reagrupar e também olhar para o mundo em que vivemos, descobrir onde posso compartilhar minha criatividade e meu amor, e construir outra comunidade”, refletiu.
Veja alguns looks da última coleção da Zac Posen Atelier, com fotos de Steven Sebring:
Colaborou Hebert Madeira