Wicked: saiba 5 detalhes do figurino de Elphaba e Glinda
Com Cynthia Erivo e Ariana Grande nos papéis principais, a primeira parte da adaptação da Broadway chega aos cinemas nesta quinta (21/11)
atualizado
Compartilhar notícia
A tão aguardada primeira parte de Wicked chega às telonas oficialmente nesta quinta-feira (21/11) e promete uma verdadeira experiência visual para o público. Inspirado no famoso musical da Broadway, o filme traz Cynthia Erivo e Ariana Grande como Elphaba e Glinda.
A história é um prelúdio do romance publicado por L. Frank Baum em 1900, e narra a amizade improvável das protagonistas e suas jornadas até se tornarem a Bruxa Má do Oeste (Erivo) e a Bruxa Boa do Sul (Grande). Com direção de Jon M. Chu, o longa carrega significado em todos os detalhes, inclusive no figurino, assinado por Paul Tazewell.
Vem conferir o resultado!
Inspiração atemporal
Vencedor do Tony e do Emmy, e indicado ao Oscar de Melhor Figurino por Amor, Sublime Amor, Paul Tazewell trabalhou em Wicked por dois anos. No processo, teve o desafio de conduzir mais de mil figurinos. Nos dias mais intensos, a produção teve mais de 100 artesãos trabalhando simultaneamente, de alfaiates a especialistas em 3D.
Ao invés de reimaginar o universo de Oz sob uma nova estética, Tazewell escolheu conectar o público a referências já conhecidas. Tudo foi pensado para traduzir atemporalidade e não deixar que o presente, nos anos 2020, fique visualmente evidente.
Para isso, ele se inspirou diretamente em trajes de O Mágico de Oz de 1939, estrelado por Judy Garland, nos figurinos da versão Broadway e no livro publicado por Gregory Maguire em 1995, inspiração do espetáculo que encanta gerações desde 2003. Assim como na versão teatral, com figurino original de Susan Hilferty, as referências à terra e ao ar estão presentes na adaptação de 2024, com a sequência prevista para o fim de 2025.
Elphaba: assimetrias e mais
As silhuetas de Elphaba são sóbrias, mas cheias de detalhes, e remetem diretamente a uma das peças mais importantes do visual da personagem: o chapéu assimétrico de bruxa. O momento em que Elphaba coloca o chapéu funciona como um “statement” de moda, já que marca um momento decisivo.
Dos botões aos sapatos, cada detalhe contribui com o desenrolar da história à sua forma, para manter os figurinos coerentes com a beleza e a força da bruxa. Os saltos das botas da personagem, por exemplo, aumentam à medida em que o enredo avança.
Plissado inspirado em… Cogumelos!
Menosprezada pelo tom de pele verde, Elphaba se sente mais conectada com os animais do que com as pessoas, e é uma defensora deles. Para reforçar essa conexão com a natureza, as principais peças da personagem têm microplissados assimétricos de chiffon, inspirados nas guelras da parte inferior dos cogumelos.
“Verde Elphaba”
Esqueça o verde-claro saturado que tomou a cultura pop nos últimos meses, ao menos por enquanto. Passado o “verão brat”, a cor do momento promete ser o “verde Elphaba”. À frente da maquiagem e do hairstyle do filme, Frances Hannon precisou encontrar um produto que ressaltasse a beleza de Cynthia Erivo diante das várias luzes do set, sem transferir para as roupas e sem parecer uma simples maquiagem facial. Manter a cor, segundo Hannon, foi mais difícil do que escolher. Para isso, ela encomendou uma maquiagem que carrega a tonalidade correta, mas usa como base uma sombra que, inclusive, já saiu de linha.
Leveza estruturada
O visual de Glinda traz cortes arredondados que remetem a espirais, com referências a borboletas e até à sequência de Fibonacci. O famoso vestido de “bolha”, característico da personagem, foi trabalhado em organza de seda e tule, com detalhes translúcidos no corpete e na saia.
A peça teve inspiração na versão usada por Glinda (Billie Burke) do clássico de 1939. A produção tomou cuidado para que a peça ficasse estruturada, mas sem pesar. Os adornos incluem lantejoulas e contas de cristal. O tom de rosa suave e quente também aparece no robe da personagem e em peças de alfaiataria.
Elementos que marcam o visual das duas personagens, como cores e formas, ganham ainda mais camadas nos looks de tapete vermelho usados por Cynthia Erivo e Ariana Grande durante a promoção do filme. A galeria abaixo traz alguns exemplos!
Até o momento, a imprensa internacional tem tecido críticas positivas ao longa, que tem tudo para entrar na lista de “must see” também nos cinemas brasileiros. O figurino certamente exerce um grande impacto no sucesso do filme, uma vez que transporta os espectadores para um mundo mágico e lúdico, somado a atuações classificadas por alguns veículos como “irretocáveis”. Confira mais detalhes neste vídeo do Metrópoles Já Viu.