Walter Rodrigues reaproveita tecidos em collab com a marca Carla Carlin
A convite da grife gaúcha, o renomado estilista brasileiro desenvolveu um compilado de peças limitadas
atualizado
Compartilhar notícia
A sustentabilidade, mais do que nunca, está pautando a moda com alternativas criativas e mais alinhadas com o meio ambiente. A marca gaúcha Carla Carlin, de olho nesses princípios, criou uma coleção feita totalmente com sobras de tecidos oriundos de três décadas de coleções passadas. Para isso, fez uma colaboração com ninguém menos que Walter Rodrigues, renomado estilista brasileiro que marcou a cena da moda dos anos 2000.
Vem comigo!
Coleção Urbe
O compilado de peças foi batizado de Urbe e permite várias combinações entre si. Segundo a marca, a principal inspiração vem do cotidiano das cidades. Blusas, camisas, saias e vestidos carregam uma cartela de cores clássica, que preza pela atemporalidade. “Esta coleção é resultado da construção em conjunto de duas mentes criativas, encantadas por moda”, comentou Carla, em comunicado enviado à imprensa.
Para desenvolver a collab, a dupla utilizou matéria-prima armazenada no acervo da estilista, em Caxias do Sul (Rio Grande do Sul). Carla, com mais de 30 anos de experiência, valoriza a mão de obra local e é conhecida por criar peças que são desenvolvidas para durar muito além de uma temporada.
A ideia de tirar a iniciativa do papel surgiu no início da quarentena, quando todas as lojas estavam com as portas fechadas. A designer enxergou, no próprio estoque, a oportunidade de desenvolver um trabalho colaborativo. “Poder olhar para metros de tecidos em estoque e dar um novo significado para eles é o que torna tão especial este projeto cocriativo, além, é claro, de ter a experiência de trabalhar e criar ao lado de uma figura inspiradora como Walter Rodrigues”, destacou Carla Carlin.
Walter Rodrigues é paulista e mora em Caxias do Sul. Atualmente, trabalha como designer de produto e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa do Inspiramais. Ele acredita que o que torna essa parceria mais especial é o caráter sustentável. O reuso de materiais, além de urgente, é necessário.
“Achei incrível quando a Carla ligou, em abril, me convidando para uma colaboração, porque aquele era um momento de se pensar em novas possibilidades e de rever os processos. Me encantou a ideia de dar um novo sentido para os tecidos já existentes – verdadeiras preciosidades – guardados com tanto carinho e cuidado ao longo dos anos”, compartilhou.
Detalhes do processo criativo
Algumas peças têm caráter único, com poucas unidades disponíveis ou apenas um exemplar por numeração. As demais, no entanto, têm grades de tamanho e também podem ser reproduzidas em outros tipos de tecidos. Pelo IGTV, a marca compartilhou diversos detalhes sobre a colaboração, a sustentabilidade e as inspirações que cercaram o lançamento.
O primeiro item criado foi uma saia de pregas, por sugestão de Walter. Em vídeo, Carla contou que tinha apenas três metros do tecido para ser utilizado nela. A designer admitiu que, a princípio, se questionou se aquele era o destino ideal para o material. O resultado final, no entanto, a surpreendeu. “Eu disse: ‘Estou com um mestre’. Paguei para ver e vi o que eu nem imaginava. Adorei”, brincou.
“Sempre achei que colaborações são extremamente importantes para ativar essa tecla da criatividade que habita dentro da gente”, comentou Walter em vídeo do IGTV. “A Carla guardou, com muito carinho, muitos tecidos por muitos anos e, para mim, isso era dinheiro que estava guardado. Estamos mexendo em um ativo da empresa que tem uma história e é superimportante, mas que eu poderia ver ali insights de construção de peças”, disse, em outro registro.
Walter contou que, apesar de seu histórico na moda de festa, peças com essa pegada não fariam sentido para o momento atual. Carla acrescentou que as criações da collab são confortáveis e feitas para durar “uma vida”, utilizadas em diferentes ocasiões. Para ela, uma palavra que descreve bem a coleção é “descomplicado”, algo diferente do que o colega estava habituado a fazer.
“Isso é todo o trabalho dela, porque eu sou supercomplicado. Na hora que um modelo é complicado, acho que tem que entender e acabou. A Carla, não. Ela tem a paciência de olhar para aquilo e entender”, comentou Walter. “É isso que eu chamo de collab, quebra paradigmas de um lado, mas também quebra de outro, isso é muito satisfatório.”
Sobre a marca
Carla Carlin é formada em Moda e Estilo pela Universidade de Caxias do Sul e tem especialização pela Accademia Italiana di Moda & Design. As peças de sua marca homônima, lançada em 1989, são criadas para proporcionar o bem-estar de quem consome e valorizam a mão de obra local, 100% gaúcha.
Colaborou Hebert Madeira