metropoles.com

VitrinesDay promove evento sobre moda e saúde neste domingo

Estilista brasiliense Dayane Almeida, à frente da marca, fará seu primeiro desfile, em evento sobre fibromialgia, lúpus e Alzheimer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles
Brasília (DF), 25/06/2019 Coleção Carlota Pereira da estilista Dayane Almeida  Foto: Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 25/06/2019 Coleção Carlota Pereira da estilista Dayane Almeida Foto: Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles - Foto: Raimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles

Educar a comunidade sobre doenças como a fibromialgia é a missão da nova coleção da marca brasiliense VitrinesDay. A enfermidade acomete a estilista e criadora da label, Dayane Almeida. As peças também são inspiradas na luta das mulheres que sofrem de lúpus e Alzheimer. Neste domingo (15/03), Dayane apresenta as novidades no primeiro desfile da marca, no evento “Você não vê, mas eu sinto”.

Vem comigo saber os detalhes!

A programação do encontro reúne moda e saúde: além do desfile, terá danças, bate-papo educativo e DJs. A ideia é abrir os olhos das pessoas e das autoridades sobre essas doenças que, apesar de não manifestarem sinais visíveis, causam grande sofrimento. Foi daí que nasceu o nome do evento.

Como lembra a estilista, enfermidades como lúpus e fibromialgia ficaram mais conhecidas depois que celebridades como Lady Gaga e Selena Gomez falaram sobre o assunto. Em 2017, Gaga chegou a cancelar uma apresentação no Rock in Rio por causa de uma crise de fibromialgia. Anos antes, ela revelou sofrer de lúpus, patologia que também afeta Selena.

A coleção será revelada apenas no desfile, mas a marca já deu algumas dicas do que está por vir. Quimonos, mangas bufantes, seda, drama e várias tonalidades de roxo são algumas das apostas. A cor foi escolhida em homenagem à campanha Fevereiro Roxo, que trata das três doenças em questão. Entretanto, o evento foi marcado para março para “não competir” com o Carnaval.

As peças priorizam o conforto e a simplicidade no modo de vestir. Até os vestidos mais justos terão zíperes com mais de 50 centímetros, para facilitar a vestibilidade. “As fendas ajudam no movimento, na autoestima e segurança das mulheres. Tem muitas estampas florais, que funcionam tanto para o inverno quanto para o verão”, adianta Day.

A própria Dayane foi diagnosticada com fibromialgia por volta dos 20 anos de idade. A doença acomete de 2% a 3% da população brasileira e afeta principalmente as mulheres. O principal sintoma é a reação extrema do sistema nervoso aos estímulos dolorosos.

Blusa com manga bufantes da VitrinesDay
A nova coleção tem detalhes dramáticos, como as mangas bufantes

 

Quimono floral da VitrinesDay
As estampas florais aparecem em diferentes tonalidades de roxo

 

Quimono da VitrinesDay
Um dos quimonos que estão na nova coleção da VitrinesDay

 

Quimono floral da VitrinesDay
Outra peça com motivos florais

 

Detalhes de peças da VitrinesDay
Esse será o primeiro desfile da marca brasiliense

 

Saia da VitrinesDay
Saia com fendas e efeito tie-dye

 

Uma rede de parceiros está colaborando com a produção do evento. A escola de moda Fashion Campus forneceu profissionais para a direção e produção do desfile. As modelos do desfile são da agência Scouting. A iniciativa também tem apoio da Associação Nacional de Portadores de Lúpus e a Associação Nacional de Fibromiálgicos.

As performers Joyce Luz e Júlia Mendonça, da dupla Yuna, serão responsáveis pela apresentação de dança. A ideia é enfatizar o corpo. “As meninas estarão com roupas que mostram um pouco mais o corpo para chamar atenção, porque é no corpo que se manifestam as doenças. Principalmente, a fibromialgia, que acomete muito os músculos e nos nervos”, comenta Dayane.

Não para por aí: a coleção terá camisetas com uma arte criada pelo grafiteiro brasiliense Derk. As peças estarão à venda no showroom da marca, na Asa Sul, 15 dias após o desfile.

O encontro deste domingo (15/03), segundo a marca, não fere o decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nessa quarta-feira (11/03), que suspende aulas e determinados eventos até a próxima segunda-feira (16/03). A organização informa que está tomando todas as medidas necessárias para a realização.

Lady Gaga sofre de lúpus e fibromialgia

 

A jornalista e estilista Dayane Almeida criou a VitrinesDay em 2017. Ela foi diagnosticada com fibromialgia por volta dos 20 anos de idade

 

Grupo de dança Yuna
Júlia Mendonça e Joyce Luz, do grupo de dança Yuna, farão uma apresentação no evento

 

Grafitagem do artista brasiliense Derk
A coleção terá camisetas com grafitagem do artista brasiliense Derk

 

VitrinesDay

Dayane é jornalista e criou a VitrinesDay em 2017, após uma crise de depressão profunda. Desde então, usa a marca como plataforma para levar equilíbrio emocional e empoderamento às mulheres a cada coleção. Em trabalhos anteriores, abordou temas como câncer de mama, participação feminina na política e violência doméstica.

Sempre que faz um lançamento, inclusive, a estilista aproveita a oportunidade para oferecer um “Dia de Princesa” para alguma mulher com história de superação. Unindo jornalismo e moda, o relato é publicado na forma de entrevista no próprio site da marca, com ensaio fotográfico para a participante. O endereço on-line também é e-commerce.

Hérica Letícia e Dayane Almeida no “Dia de Princesa” da coleção sobre o câncer de mama

 

Confira a programação:
15h – Abertura
15h20 – Talk educativo sobre as doenças fibromialgia, lúpus e Alzheimer com a psicóloga Mônica Morato, a reumatologista Catarina Vila e o neurologista Carlos Bernardo Tauil
15h50 – Palestra Moda como ferramenta de autoestima no tratamento de doenças, com a consultora de imagem Marta Barbosa
16h10 – Abertura para esclarecimento e participação dos convidados
16h30 – Apresentação de dança contemporânea com o grupo Yuna
16h40 – Desfile VitrinesDay: Você não vê, mas eu sinto

Serviço:
Domingo (15/03), às 15h
Shopping Pátio Brasil
Setor Comercial Sul, Qd. 7, Bl. A, Asa Sul
@vitrinesdayvitrinesday.com.br
dayanealmeida.souza@gmail.com
(61) 99156-5949

 

Colaborou Hebert Madeira

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?