VitrinesDay promove evento sobre moda e saúde neste domingo
Estilista brasiliense Dayane Almeida, à frente da marca, fará seu primeiro desfile, em evento sobre fibromialgia, lúpus e Alzheimer
atualizado
Compartilhar notícia
Educar a comunidade sobre doenças como a fibromialgia é a missão da nova coleção da marca brasiliense VitrinesDay. A enfermidade acomete a estilista e criadora da label, Dayane Almeida. As peças também são inspiradas na luta das mulheres que sofrem de lúpus e Alzheimer. Neste domingo (15/03), Dayane apresenta as novidades no primeiro desfile da marca, no evento “Você não vê, mas eu sinto”.
Vem comigo saber os detalhes!
A programação do encontro reúne moda e saúde: além do desfile, terá danças, bate-papo educativo e DJs. A ideia é abrir os olhos das pessoas e das autoridades sobre essas doenças que, apesar de não manifestarem sinais visíveis, causam grande sofrimento. Foi daí que nasceu o nome do evento.
Como lembra a estilista, enfermidades como lúpus e fibromialgia ficaram mais conhecidas depois que celebridades como Lady Gaga e Selena Gomez falaram sobre o assunto. Em 2017, Gaga chegou a cancelar uma apresentação no Rock in Rio por causa de uma crise de fibromialgia. Anos antes, ela revelou sofrer de lúpus, patologia que também afeta Selena.
A coleção será revelada apenas no desfile, mas a marca já deu algumas dicas do que está por vir. Quimonos, mangas bufantes, seda, drama e várias tonalidades de roxo são algumas das apostas. A cor foi escolhida em homenagem à campanha Fevereiro Roxo, que trata das três doenças em questão. Entretanto, o evento foi marcado para março para “não competir” com o Carnaval.
As peças priorizam o conforto e a simplicidade no modo de vestir. Até os vestidos mais justos terão zíperes com mais de 50 centímetros, para facilitar a vestibilidade. “As fendas ajudam no movimento, na autoestima e segurança das mulheres. Tem muitas estampas florais, que funcionam tanto para o inverno quanto para o verão”, adianta Day.
A própria Dayane foi diagnosticada com fibromialgia por volta dos 20 anos de idade. A doença acomete de 2% a 3% da população brasileira e afeta principalmente as mulheres. O principal sintoma é a reação extrema do sistema nervoso aos estímulos dolorosos.
Uma rede de parceiros está colaborando com a produção do evento. A escola de moda Fashion Campus forneceu profissionais para a direção e produção do desfile. As modelos do desfile são da agência Scouting. A iniciativa também tem apoio da Associação Nacional de Portadores de Lúpus e a Associação Nacional de Fibromiálgicos.
As performers Joyce Luz e Júlia Mendonça, da dupla Yuna, serão responsáveis pela apresentação de dança. A ideia é enfatizar o corpo. “As meninas estarão com roupas que mostram um pouco mais o corpo para chamar atenção, porque é no corpo que se manifestam as doenças. Principalmente, a fibromialgia, que acomete muito os músculos e nos nervos”, comenta Dayane.
Não para por aí: a coleção terá camisetas com uma arte criada pelo grafiteiro brasiliense Derk. As peças estarão à venda no showroom da marca, na Asa Sul, 15 dias após o desfile.
O encontro deste domingo (15/03), segundo a marca, não fere o decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) nessa quarta-feira (11/03), que suspende aulas e determinados eventos até a próxima segunda-feira (16/03). A organização informa que está tomando todas as medidas necessárias para a realização.
VitrinesDay
Dayane é jornalista e criou a VitrinesDay em 2017, após uma crise de depressão profunda. Desde então, usa a marca como plataforma para levar equilíbrio emocional e empoderamento às mulheres a cada coleção. Em trabalhos anteriores, abordou temas como câncer de mama, participação feminina na política e violência doméstica.
Sempre que faz um lançamento, inclusive, a estilista aproveita a oportunidade para oferecer um “Dia de Princesa” para alguma mulher com história de superação. Unindo jornalismo e moda, o relato é publicado na forma de entrevista no próprio site da marca, com ensaio fotográfico para a participante. O endereço on-line também é e-commerce.
Confira a programação:
15h – Abertura
15h20 – Talk educativo sobre as doenças fibromialgia, lúpus e Alzheimer com a psicóloga Mônica Morato, a reumatologista Catarina Vila e o neurologista Carlos Bernardo Tauil
15h50 – Palestra Moda como ferramenta de autoestima no tratamento de doenças, com a consultora de imagem Marta Barbosa
16h10 – Abertura para esclarecimento e participação dos convidados
16h30 – Apresentação de dança contemporânea com o grupo Yuna
16h40 – Desfile VitrinesDay: Você não vê, mas eu sinto
Serviço:
Domingo (15/03), às 15h
Shopping Pátio Brasil
Setor Comercial Sul, Qd. 7, Bl. A, Asa Sul
@vitrinesday – vitrinesday.com.br
dayanealmeida.souza@gmail.com
(61) 99156-5949
Colaborou Hebert Madeira