metropoles.com

Virgil Abloh e oito artistas criam máscaras em apoio a museu de Los Angeles

Nomes como Yoko Ono e Pipilotti Rist se uniram à iniciativa, que angaria fundos para a instituição cultural afetada pela Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Museum of Contemporary Arts of Los Angeles/Divulgação
Máscaras do Museum of Contemporary Arts of Los Angeles
1 de 1 Máscaras do Museum of Contemporary Arts of Los Angeles - Foto: Museum of Contemporary Arts of Los Angeles/Divulgação

Nove artistas uniram esforços com o intuito de angariar fundos para o Museum of Contemporary Art of Los Angeles (Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles). Personalidades como o estilista Virgil Abloh e Yoko Ono criaram máscaras faciais limitadas para o projeto MOCA Masks, com toda a receita revertida para a instituição cultural. O museu fechou as portas em março, por causa da pandemia de Covid-19, e segue realizando apenas programações virtuais. Assim como várias outras instituições culturais, buscou uma forma de arrecadar dinheiro em meio à crise sanitária.

Vem comigo saber mais detalhes!

@kvell/Giphy/Reprodução

Máscaras artísticas

Na colaboração com o museu, cada artista deu seu próprio toque às máscaras. Muitas das artes, inclusive, são exclusivas para o projeto. Abloh, por exemplo, usou uma de suas assinaturas: palavras entre aspas. A máscara do estilista diz “Still Speaks Loudly” (ainda fala alto, em tradução livre). Possivelmente, uma alerta para que as pessoas evitem tirar a máscara do rosto para falar.

A musicista e artista plástica Yoko Ono fez uma espécie de quebra-cabeça com uma única peça colorida, que remete a um céu com nuvens. Enquanto isso, a artista visual Pipilotti Rist projetou a máscara Smart Yuji, com uma flor na frente de um rosto. O museu descreve o projeto como “o compromisso do museu em tornar a experiência da arte acessível e encorajar a urgência da expressão contemporânea”.

Outras opções chamativas são a da artista Catherine Opie, com a imagem de um bigode, e as flores azuis da The Andy Warhol Foundation. Barbara Kruger apostou na ironia, com um modelo bem direto que diz: “Melhor prevenir do que remediar”. As outras são mais discretas, como o degradê lilás de Alex Israel.

Os produtos podem ser usados diariamente, mas não são indicados para uso clínico. Trabalhados 100% em algodão, são confeccionados à mão pela à mão por Citizens of Humanity, em Los Angeles, e devem ser lavadas antes do primeiro uso (e depois de todos os outros). A lavagem é indicada com água e detergente, sem alvejantes, para evitar que desbotem. Os tamanhos são pensados para rostos variados.

Virgil Abloh
O estilista Virgil Abloh é um dos nove artistas que desenharam máscaras para o Museum of Contemporary Art of Los Angeles (Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles), com receita totalmente revertida para a instituição cultural

 

Máscara de VIRGIL ABLOH
Esta é a máscara de Abloh, com uma de suas assinaturas: palavras entre aspas. Ela diz “ainda fala alto”, em tradução livre

 

Yoko Ono
A musicista e artista plástica Yoko Ono também colaborou com o projeto

 

Máscara de Yoko Ono
Este é o modelo de Ono, com o desenho de um quebra-cabeça. A única parte colorida remete ao céu

 

Máscara de PIPILOTTI RIST
Máscara da artista multimídia suíça Pipilotti Rist

 

A iniciativa

À Vogue US, o diretor do museu explicou detalhes da iniciativa. Tudo começou com um projeto que a instituição estava fazendo, que consistia em entrevistas com artistas para as redes sociais da instituição. Durante uma telefonema com o artista conceitual Hank Willis Thomas, que também fez um dos modelos de máscara, ele não conseguiu escutá-lo bem porque ele falava enquanto usava o acessório de proteção.

Depois, uma outra experiência curiosa influenciou na ideia. “Eu também repostei uma imagem de uma máscara da conta do MOCA no Instagram, e um de nossos administradores, Karyn Kohl, me mandou uma mensagem de texto dizendo: ‘Devemos fazer isso e eu vou apoiá-lo’. Então, [a ideia] veio parcialmente dos artistas, e em parte de Karyn”, destacou.

Além de as máscaras serem uma proteção individual e uma forma de ajudar o museu, Biesenbach disse à Vogue que elas devem servir como um lembrete para a importância da arte neste momento. Especialmente, como um ponto de fuga, de leveza e alegria.

“O que todos teriam feito durante aqueles meses de confinamento sem arte, filmes e literatura? Deveríamos nos conscientizar de que isso é algo que devemos considerar essencial, especialmente quando você pensa em educação e em trazer arte para as comunidades”, acrescentou o curador.

Máscara de CATHERINE OPIE
Máscara da fotógrafa norte-americana Catherine Opie, com a imagem de um bigode

 

Máscara de Hank Willis Thomas
“Este lado para cima. Vida. Manuseie com cuidado”, diz este modelo, do artista conceitual norte-americano Hank Willis Thomas

 

Máscara de ANDY WARHOL
Máscara da Andy Warhol Foundation

 

Máscara de MARK GROTJAHN
Esta é do pintor norte-americano Mark Grotjahn

 

Máscara de ALEXIS RAEL
Trabalho do artista multimídia, escritor e designer de óculos californiano Alex Israel

 

Máscara de Barbara Kruger
“Melhor prevenir do que remediar”, diz este modelo desenhado pela artista conceitual Barbara Kruger, dos Estados Unidos

 

Máscaras MOCA
Cada compra beneficia diretamente o MOCA

 

MOCA MASK
Na compra de todos os modelos juntos, o cliente ganha uma máscara projetada pelo próprio museu

 

Situação dos museus

No fim de julho, uma pesquisa realizada pela American Alliance of Museums com 750 diretores de museus revelou que 1/3 deles pode fechar as portas definitivamente nos Estados Unidos. Isso se não houver uma ajuda a curto prazo do governo ou de doadores privados.

Enquanto a pandemia avança, as reservas financeiras dessas instituições estão chegando ao fim, e algumas delas podem sucumbir de vez. Por isso, ações como a coleção de máscaras do MOCA são tentativas de resistência durante esses tempos difíceis.

Fundado por artistas em 1979, o Museum of Contemporary Art of Los Angeles é dedicado à arte contemporânea, como o próprio nome diz, e tem um acervo com mais de sete mil peças de arte, introduzidas a partir de 1940. Com exposições, programações educacionais e publicações, o museu tem três instalações diferentes na cidade.

Cada máscara custa US$ 28, e são entregues, inclusive, no Brasil. Ao fazer o check-out das compras, é possível acrescentar um valor adicional de doação ao museu.


Colaborou Hebert Madeira

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?