Vestido em veludo de princesa Diana ganha exposição inédita em Londres
A peça foi arrematada em leilão pela Historic Royal Palaces e agora integra a Coleção de Vestidos Cerimoniais Reais do palácio
atualizado
Compartilhar notícia
Em 1985, a dança despretensiosa de Lady Di com o ator John Travolta, em um jantar de gala na Casa Branca, tornou-se histórica. O momento também destacou o vestido de veludo usado pela monarca, que foi leiloado várias vezes ao longo dos anos. Recentemente, um dos looks mais icônico da princesa Diana ganhou novo destaque em exposição no Palácio de Kensington e poderá ser admirado por quem estiver em Londres, na Inglaterra.
Vem comigo saber mais!
Batizado de Vestido Travolta, a peça foi arrematada em dezembro do ano passado pelo Historic Royal Palaces, durante leilão orquestrado pela casa Kerry Taylor Auctions, de Londres. “O vestido não é somente um exemplo fantástico de alta-costura concebido para maravilhar um evento de Estado. Ele representa um momento essencial da história da moda da realeza no século 20”, disse Eleri Lynn, curadora do Historic Royal Palaces, em comunicado.
A curadora destacou que o vestido icônico passou a integrar a Coleção de Vestidos Cerimoniais Reais. A peça com cauda de sereia recebe a assinatura do estilista Victor Edelstein e é confeccionada em materiais nobres, como seda e veludo.
Na última quinta-feira (30/7), a peça luxuosa ganhou um novo capítulo em sua trajetória, com direito à exposição ao público. Para celebrar a reabertura do Palácio de Kensington, em Londres, o vestido de veludo azul ganhou destaque no salão de entrada Stone Hall. Para conferir pessoalmente a mostra, basta adquirir ingresso pelo site do museu e reservar o melhor horário da visita.
“Desde que se juntou à nossa coleção de vestidos cerimoniais reais, em 2019, o vestido passou os últimos meses em quarentena (como nós!). Agora, está saindo do isolamento e ficará em exibição na antiga casa da princesa neste verão [do Hemisfério Norte] para os visitantes”, comunicou o Historic Royal Palaces.
Peça de luxo itinerante
O vestido de veludo decotado e caído nos ombros marcou um dos vários momentos da trajetória da princesa. Após a memorável dança com John Travolta, o modelo a acompanhou em, pelo menos, outros três eventos, incluindo uma visita à Áustria, em 1986, e uma noite de gala no Royal Opera House, no ano de 1991. A peça de veludo também foi a escolhida para seu retrato com o fotógrafo britânico Lord Snowden, realizado em 1997.
Após ser registrada pelas lentes do cunhado, Diana disponibilizou a peça de alta-costura em leilão de caridade. O vestido icônico foi vendido novamente em 2013 e retornou a leilão em 2019, quando foi arrematado pelo palácio.
Referência em moda e estilo, a princesa Diana morreu em 1997 e deixou sua marca na história mundial. Outros vestidos memoráveis de Lady Di também foram vendidos na época.
Ver essa foto no Instagram
Colaborou Sabrina Pessoa