Vestido de morangos bomba nas redes sociais e vira aposta do verão 2020
Em meio ao hype, uma modelo gorda que usou o vestido no Grammy alegou que foi considerada “malvestida” na época
atualizado
Compartilhar notícia
Um novo ano, um novo vestido considerado “The Dress”. Em 2019, esse posto foi de uma peça de bolinhas da Zara, que inspirou até uma página no Instagram. Nas últimas semanas, o TikTok, o Twitter e o Instagram indicaram o candidato para o verão de 2020 no Hemisfério Norte. Desta vez, é um modelo de tule com detalhes na forma de morangos, feitos de glitter, da marca Lirika Matoshi. Ânimos à parte, uma modelo criticou o hype da peça ao alegar que foi considerada “malvestida” quando usou o item em janeiro, muito antes do sucesso nas redes sociais.
Vem comigo entender o caso!
Sucesso do vestido
O vestido da vez tem ares bucólicos e é bem girlie, com comprimento midi, decote profundo, mangas bufantes, amarrações na cintura e babados na barra. Na internet, ele tem chamado a atenção de diversas formas: seja com pessoas exibindo suas aquisições, seja com imitações caseiras, ilustrações com personagens de anime vestindo a peça, entre outras aparições. Há também montagens com ídolos do K-pop e astros como Harry Styles.
O fato é que o vestido se tornou extremamente popular do fim de julho ao início de agosto. Desde então, foi parar no jogo Animal Crossing e ganhou até uma imitação na Amazon. Boa parte do sucesso veio depois que a estudante, cosplayer e criadora de conteúdo canadense Avery Mayeur publicou um desenho com uma de suas personagens favoritas de anime usando o modelito, no TikTok.
Sem dinheiro para comprar o vestido, que custa US$ 490, ela começou a ganhar doações de seguidores, até chegar ao total de US$ 700. Com a arrecadação, comprou seu próprio exemplar da peça e doou o resto para um fundo de apoio à campanha Black Lives Matter. Não deu outra: o vídeo com o unboxing fez o maior sucesso, com mais de 5 milhões de visualizações no TikTok. Ela também fez ensaio fotográfico e patinou ao som da canção Strawberry Blond, da cantora Mitski.
No Google, as buscas dispararam: o e-commerce da grife é a primeira página que aparece ao pesquisar por “strawberry dress”. No site, ele é encontrado do tamanho PP ao GGGG. Em 10 dias do mês de agosto, a demanda pelo vestido atingiu 783%, comparada com julho, de acordo com o New York Post. Desde então, o TikTok acumula mais de 8,8 milhões de visualizações da tag #StrawberryDress. O Instagram tem mais de 15 mil publicações com a marcação.
Polêmica sobre gordofobia
Nem tudo são flores quando se trata do vestido do momento. O sucesso da design também gerou controvérsia, mas levantou uma importante mensagem. Em janeiro deste ano, a modelo gorda Tess Holliday usou a peça no Grammy Awards e, agora, alega que chegou a ser criticada por isso na época.
“Gosto de como esse vestido me colocou nas listas das mais malvestidas quando o usei em janeiro, mas, agora, porque um bando de magras o usou no TikTok todo mundo se importa”, publicou no Twitter. “Para resumir: nossa sociedade odeia pessoas gordas, especialmente quando estamos vencendo”, acrescentou em seguida.
I like how this dress had me on worst dressed lists when I wore it in January but now bc a bunch of skinny ppl wore it on TikTok everyone cares 🙃 pic.twitter.com/YjyuyScDip
— Tess H🍒lliday (@Tess_Holliday) August 17, 2020
Em respostas ao post, alguns acusaram a modelo de mentir, já que ela foi incluída em algumas listas de bem-vestidas por causa do vestido. Alguns, inclusive, apontaram que ela não aparece em nenhuma lista de malvestidas.
Posteriormente, Holliday se manifestou novamente, afirmando que nunca disse que não foi incluída entre as mais bem-vestidas e também admitiu que recebeu elogios de algumas pessoas na época. Entretanto, a parte mais importante de sua mensagem, segundo ela, foi sobre a forma como a sociedade invisibiliza pessoas gordas.
Hey everybody, I wasn’t expecting the post about my strawberry dress to blow up the way it did. Thank you to everyone who has shared my post in solidarity. Like it or not, please understand that just because you have never been shamed for your size, doesn’t make it less valid.
— Tess H🍒lliday (@Tess_Holliday) August 18, 2020
“Ei, pessoal, eu não esperava que o post sobre o meu vestido morango explodisse do jeito que explodiu. Obrigada a todos que compartilharam em solidariedade. Goste ou não, por favor, entenda que só porque você nunca se sentiu envergonhado por seu tamanho isso não o torna menos válido”, tuitou a modelo.
Inspiração nostálgica
Lirika Matoshi, que foi recusada na escola de moda Fashion Institute of Technology em 2016, lançou o vestido em julho de 2019. A nostalgia foi um dos fatores que embalaram a criação da peça, com um ar bucólico e tudo a ver com a tendência “cottagecore” que surgiu nos últimos meses. “A maioria dos meus designs são inspirados na minha infância”, contou ela à Vogue US.
Colaborou Hebert Madeira