metropoles.com

Vestiaire Collective lança impactante campanha contra o fast fashion

A empresa de revendas de moda proíbe variadas marcas de varejo e aceita apenas produtos de slow fashion na plataforma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vestiaire Collective/Reprodução
campanha da Vestiaire Collective com roupas empilhadas na rua - metrópoles
1 de 1 campanha da Vestiaire Collective com roupas empilhadas na rua - metrópoles - Foto: Vestiaire Collective/Reprodução

Um dos grandes nomes da revenda de moda do mundo, a Vestiaire Collective endureceu regras contra o fast fashion na plataforma. Em paralelo, a empresa francesa lançou uma campanha visual acerca do desperdício têxtil. Grandes cidades da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos foram, por meio de computação gráfica, ocupadas por toneladas de roupas que representam os materiais jogados fora anualmente.

campanha da Vestiaire Collective com roupas empilhadas na rua de Roma - metrópoles
A Vestiaire Collective alerta: “92 milhões de toneladas de material têxtil são descartados todo ano. Isso é o suficiente para encher o Coliseu todo dia”

Medida rigorosa da Vestiaire Collective

Faz um ano que a empresa de second hand começou a banir a compra e venda de produtos fast fashion em seu site, a fim de impulsionar a economia de moda circular e evitar desperdícios. A plataforma foi pioneira na medida, sendo atualmente a única entre as grandes iniciativas do segmento a adotá-la.

Nesta semana, a empresa anunciou uma lista de novas marcas que não podem mais fazer parte de seu catálogo. As proibições incluem nomes de relevância, como Zara, H&M, Gap, Mango e Uniqlo. Após o impacto do início da regra, a Vestiaire Collective afirmou que 70% dos membros afetados pela proibição voltaram à plataforma “para comprar itens de melhor qualidade e investir em segunda mão”.

Homem com sacola de compras
Varejista de moda fast fashion, a sueca H&M está banida da Vestiaire Collective

 

Pessoa branca caminhando na rua segurando três sacolas da Zara - Metrópoles
A Zara também compõe a lista de marcas proibidas pela empresa de revendas

 

Toneladas de desperdício

Segundo um levantamento da ONG Global Fashion Agenda, mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados em 2022, e a projeção aponta um aumento de 60% até 2030. Essas informações nortearam a nova campanha da Vestiaire Collective, que compara os dados a pontos turísticos ao redor do mundo.

“92 milhões de toneladas de material têxtil é descartado todo ano. Isso é o suficiente para encher o Empire State todo dia”, afirma uma das peças divulgadas. A proporção é repetida ao equiparar à Torre Eiffel, ao Palácio de Buckingham, ao Coliseu de Roma, entre outros pontos turísticos.

campanha da Vestiaire Collective com roupas empilhadas na rua de Londres - metrópoles
“92 milhões de toneladas de material têxtil são descartados todo ano. Isso é o suficiente para encher o Empire State todo dia”

 

campanha da Vestiaire Collective com roupas empilhadas na rua de Paris - metrópoles
“92 milhões de toneladas de material têxtil são descartados todo ano. Isso é o suficiente para encher a Torre Eiffel todo dia”

 

campanha da Vestiaire Collective com roupas empilhadas na rua de Nova York - metrópoles
“92 milhões de toneladas de material têxtil são descartados todo ano. Isso é o suficiente para encher o Palácio de Buckingham todo dia”

 

Um relatório recente da Business Research estima o crescimento do mercado global de fast fashion de US$ 106,42 bilhões em 2022 para US$ 122,98 bilhões em 2023. A campanha da Vestiaire Collective é um apelo pela sustentabilidade e pelo futuro do planeta, buscando o fim de cenários como o de um “lixão” de resíduo têxtil descartado no Deserto do Atacama, no Chile, que pode ser visto até mesmo do espaço via satélites.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?