“Very demure”: entenda o que é a trend do momento
O termo ganhou força nas redes nos últimos dias, mas uma grande parte da população ainda não sabe o que de fato ele significa
atualizado
Compartilhar notícia
Um novo conceito estético tomou conta das redes sociais nos últimos dias: “very demure” . Originado de uma brincadeira da criadora de conteúdo Jools Lebron, o termo, que em português significa “modesto” ou “discreto”, em tradução livre, rapidamente evoluiu para um meme amplamente utilizado nas plataformas, como TikTok, Instagram e X (antigo Twitter).
O vídeo inicial de Jools, no qual ela descreve como se vestir de forma demure para o trabalho, desencadeou uma onda de interpretações e recriações que logo viralizaram. A hashtag da palavra, inclusive, já acumula quase 300 mil publicações só no TikTok. Vem saber mais!
A essência de ser demure
No início, a ideia por trás da estética demure era simples: um estilo sem esforço, mas, ainda assim, elegante e consciente. Porém, com a viralização do conceito, ele se expandiu para além da moda e passou a abarcar comportamentos cotidianos. No vídeo viral da influencer, outros termos complementam a trend: very mindful (muito atento) e very cutesy (muito “fofinho”).
Usar uma maquiagem básica para trabalhar? “Very demure”. Escolher um conjunto de alfaiataria para tomar um café superfaturado? “Very demure, very mindful”. Apostar em rendas e laços sem exagero? “Very mindful, very cutesy”. A tendência é uma mistura de simplicidade e humor, que reflete um desejo por uma vida mais tranquila e menos exagerada, mesmo que de forma irônica.
Com a popularidade crescente do termo, as marcas de moda foram rápidas em adotar o conceito nas campanhas de marketing. A varejista Ssense e as etiquetas Tanner Fletcher e Anthropologie foram algumas das que aderiram ao uso da palavra nas redes sociais para gerar conexão com um público que valoriza tanto o estilo quanto a autenticidade.
No entanto, segundo a Vogue Business, esse movimento também levanta questões sobre a relevância e a “sustentabilidade” das tendências passageiras no universo fashion do marketing digital. Será que adotar rapidamente as expressões da internet faz com que as marcas pareçam mais conectadas com a cultura pop ou, pelo contrário, correm o risco de soarem forçadas?
Em tempos de obsessão pelo ato de comprar e pelos virais do TikTok, a busca por um estilo de vida mais simples e consciente pode ser uma resposta à sobrecarga de mensagens conflitantes que os consumidores recebem diariamente. No entanto, assim como outras microtendências, há um risco de que o conceito “demure” perca força rapidamente, à medida que o discurso on-line continua a se transformar dia após dia — ou até mesmo de hora em hora.
“Demure” não é apenas uma palavra ou um estilo; é uma representação de como as redes sociais podem transformar comportamentos cotidianos em tendências culturais. Embora a popularidade do conceito possa sumir tão rapidamente quanto surgiu, ele oferece uma reflexão sobre a maneira como a moda e o estilo de vida são vividos e interpretados no mundo digital.