Versace x Fendi: veja detalhes da parceria que roubou a cena em Milão
Conhecida como “Fendace”, a união das gigantes da moda é inédita e proporcionou uma espécie de “troca” de diretores criativos
atualizado
Compartilhar notícia
Depois dos desfiles presenciais em Nova York e também em Londres, o calendário internacional de primavera/verão 2022 seguiu para a Itália. A Semana de Moda de Milão aconteceu entre os dias 21 e 27 de setembro, com mais de 60 shows. Entre os destaques da edição, estão as apresentações das tradicionais marcas Fendi e Versace. Para ficar ainda mais especial, além das apresentações separadas, as grifes se juntaram em uma parceria inédita, revelada nesse domingo (26/9).
Vem conferir!
“Fendace”
A união entre as gigantes da moda ficou conhecida como “Fendace”, a junção literal dos nomes Fendi e Versace. A parceria inédita proporcionou uma espécie de “troca” dos diretores criativos Donatella e Kim Jones.
Dividida nos segmentos Versace by Fendi e Fendi by Versace, a iniciativa teve referências que estão no DNA de ambas as labels. As criações fazem parte do pre-fall 2022. Contudo, segundo as marcas, o intuito não é comercial, mas sim uma parceria amigável.
O toque vintage dos anos 1990, o dourado, a sensualidade e as estampas vibrantes da Versace não poderiam faltar. Cintura baixa, alfinetes e renda também chamaram a atenção no desfile de Fendace.
Já o toque clássico e exuberante da Fendi ganhou modernidade com modelagens ousadas e muito brilho, além de uma pitada punk. Para fechar com tudo, o monograma com F duplo da Fendi e a medusa da Versace foram mesclados em prints.
“É a primeira vez na história da moda: dois designers em um verdadeiro diálogo criativo que vem do respeito e da amizade. Isso nos levou a trocar de papéis para criar essas duas coleções”, disse Donatella Versace à imprensa. “Amigos, ídolos, mentores… É a beleza da união”, completou Kim Jones, diretor criativo da Fendi.
A passarela reuniu supermodelos da década de 1990, como Kate Moss, Naomi Campbell, Amber Valletta e Shalom Harlow. A nova geração de top models também marcou presença. Gigi Hadid, Adut Akech e Lila Moss, por exemplo, estavam no casting.
Fendi
O primeiro dia de Milão Fashion Week teve a apresentação separada da Fendi. Como inspiração, o diretor criativo da linha feminina, Kim Jones, mergulhou em arquivos do artista plástico espanhol Antonio López.
“Ele foi um grande influenciador da moda para muitas pessoas, mas não é assim tão falado. Ele tinha essa relação com Karl [Largerfeld] e com a Fendi, e ajudou a moldar muitas visões fortes das mulheres, porque as amava. Isso parece muito autêntico e atual”, disse o estilista à Vogue Runway.
A passarela foi composta por estampas vibrantes, de listras saturadas a estampas gráficas. Entre as modelagens, vestidos fluidos, franjas, cintilância e texturas felpudas chamaram a atenção. “Glamour fortalecido e exuberância esperançosa”, definiu a label.
Versace
Na apresentação tradicional, realizada à parte na sexta-feira (26/9), a Versace entregou uma paleta alegre e descontraída. O show “Jogo de poder”, como definiu a marca, canaliza confiança e força para novos tempos.
Alfaiataria em neon, modelagens oversized e assimetria proposital estão entre os highlights da primavera/verão 2022. Um dos destaques na catwalk da edição foi a estreia de personalidades como a cantora Dua Lipa e Lourdes Maria Leon, filha de Madonna.
A Semana de Moda de Milão também englobou marcas como Prada, Moncler, Salvatore Ferragamo e Emilio Pucci, além de um segmento com labels do Brasil Eco Fashion Week. Nesta edição do evento, algumas etiquetas tradicionais do calendário italiano ficaram de fora.
A Moschino, por exemplo, participou do Nova York Fashion Week. Já Bottega Veneta vai fazer um show independente em Detroit, enquanto a Gucci revelará a próxima coleção no dia 2 de novembro, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Colaborou Rebeca Ligabue