Versace processa fast fashion por plagiar vestido usado por J.Lo
A Fashion Nova criou peça inspirada no visual de Jennifer Lopez no Grammy para a coleção especial de Halloween
atualizado
Compartilhar notícia
Muitas vezes o conceito de que nada se cria e tudo se copia faz muito sentido no mercado da moda. Não é novidade que grandes etiquetas lançam modelos similares aos comercializados por marcas pequenas ou vice-versa. Buscar inspirações em décadas anteriores é recorrente para desenhar novos elementos para as coleções, mas as labels, enquanto não conseguem patentear a maioria das criações, recorrem a processos judiciais. A italiana Versace deu início às acusações contra a Fashion Nova nesta terça-feira (26/11/19), por plágio do icônico vestido usado por J.Lo.
Vem comigo saber mais sobre a briga judicial!
Reconhecida pelo público fashionista por criar versões inspiradas nas maiores etiquetas do mundo, a Fashion Nova começou com uma loja em Los Angeles em 2006. Onze anos depois, passou a ser uma das marcas mais pesquisadas do Google, ao lado de grifes como Chanel, Gucci, Louis Vuitton e Supreme.
A proximidade com as grandes etiquetas não ficou apenas nos motores de busca no meio digital e, em breve, a Fashion Nova responderá judicialmente contras as acusações da Versace. O vestido usado por Jennifer Lopez no Grammy Awards em 2000 chamou atenção na data e recebeu inúmeros comentários na internet.
A estampa Jungle Print tomou conta do modelito icônico usado na premiação e é similar ao lançado pela empresa do ramo fast fashion. Além das semelhanças nas cores tropicais, a modelagem da peça é parecida. Em tons esverdeados, o decote profundo em V é o diferencial do modelo.
Não bastasse a similaridade com a base de hot pants e a fenda, que realçam as pernas, o vestido da Fashion Nova também é centralizado com aplicação em pedrarias na altura do umbigo.
O sucesso foi tanto que, recentemente, Jennifer Lopez riscou as passarelas da semana de moda em Milão durante o desfile de outono/inverno 2020 da Versace. A cantora surgiu com um modelo repaginado do icônico vestido e roubou a cena.
Guardado a sete chaves, o vestido é motivo de orgulho para J.Lo. A popstar já revelou em entrevista para a Harper’s Bazaar que se recusa a tirá-lo de seu closet.
A Fashion Nova lançou modelo similar no site, com entrega para o mundo todo. O item fez parte da coleção de fantasias inspiradas em estrelas do pop. Entre os looks disponíveis, estão modelitos usados por Madonna, Cardi B e Lil’Kim que também foram recriados.
A Versace chegou a enviar uma notificação oficial a respeito do vestido, mas nada aconteceu e as vendas do produto continuaram até esgotarem os estoques da rede. O que levou a grife a apelar à Justiça. No entanto, além do modelo Jungle Print, a casa italiana também incluiu as estampas Pop Hearts e a Barocco, que carregam o icônico emblema de medusa e correntes douradas, ícones tradicionais da marca italiana.
A fast fashion já foi acusada por plágio em outras ocasiões e não poupou nem a Adidas. As disputas legais anteriores incluíram reclamações da Rio Society em relação ao design de suéter com capuz de 2018 da marca. Até Kim Kardashian entrou na briga, acusando cópia do vestido Mugler, usado pela empresária no HollyWood Beauty Awards, em fevereiro.
Na Justiça, a Versace demonstrou interesse nos lucros que a Fashion Nova arrecadou com as peças copiadas e exige por meio da ação que a etiqueta pare as vendas no e-commerce, além dos danos morais. Polêmico!
Colaborou Sabrina Pessoa