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Veja prévias da próxima exposição do Met Gala, sobre tempo, moda e duração

O Metropolitan Museum of Art (Nova York) liberou um preview de 12 minutos da próxima mostra do Costume Institute, remarcada para outubro

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Veja prévias da próxima exposição do Met Gala, sobre tempo, moda e duração
1 de 1 Veja prévias da próxima exposição do Met Gala, sobre tempo, moda e duração - Foto: YouTube/Reprodução

Os fãs de moda terão que esperar até o dia 29 de outubro para conferir a nova exposição de primavera do Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, nos Estados Unidos. A mostra About Time: Fashion and Duration (Sobre Tempo: Moda e Duração) abriria as portas no último dia 7, mas foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus. Nem por isso o museu deixou de dar um gostinho do que está por vir: o MET liberou um preview de quase 12 minutos da exibição em seu canal oficial do YouTube.

Vem comigo conferir os detalhes!

Ao longo do vídeo, o espectador é apresentado a uma série de looks que estarão na exposição, de 1870 até os dias atuais. A partir daí, aparece uma linha do tempo com vestidos icônicos. Vez ou outra, o preview deixa o formato linear para comparar algum visual com décadas de diferença.

As 120 peças femininas escolhidas para a mostra de primavera prometem mergulhos históricos e reflexões filosóficas acerca do tema. O material reúne desde visuais minimalistas até obras performáticas e conceituais da alta-costura. Cada foto acompanha o ano, a marca e nome do designer que a criou.

Produções mais atuais da Comme des Garçons e de Nicolas Ghesquière para a Louis Vuitton, por exemplo, são comparadas com roupas do século 20. Um dos objetivos da exposição é encontrar elos entre a moda dos últimos 150 anos e descobrir o rumo que a moda do presente está tomando. O filme curto faz a mesma coisa, de maneira bem mais resumida.

Outro detalhe curioso é a interferência com trechos de obras contemporâneas que abordam o tempo, como Orlando: Uma Biografia, de Virginia Woolf – cujo filme e livro estão entre as inspirações da mostra – e Burnt Norton, de T. S. Eliot. O trabalho como um todo, com curadoria de Andrew Bolton, também discorre sobre teorias do filósofo francês Henri Bergson acerca do tempo e da duração.

Dois vestidos pretos de épocas diferentes que estarão na exposição About Time do Costume Institute
Mangas dramáticas e volumosas em diferentes períodos

 

Dois vestidos pretos de épocas diferentes que estarão na exposição About Time do Costume Institute
Silhueta semelhante com material diferente

 

Dois vestidos de épocas diferentes que estarão na exposição About Time do Costume Institute
Inspiração retrô de Nicolas Ghesquière

 

Tailler branco e preto da Chanel
Não poderia faltar um clássico tailleur da Chanel

 

Vestido Karl Lagerfeld para a Chanel
Look do ano em que Karl Lagerfeld assumiu a direção criativa da Chanel

 

Trecho de Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf
“O relógio estava marcando – um, dois, três; quão sensível era o som”, diz este trecho de Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf

 

Trecho de Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf
“Triturando e cortando, dividindo e subdividindo, os relógios da Harley Street mordiscavam no dia de junho”, diz esta outra citação da mesma obra

 

Nas roupas, é possível notar tendências marcantes da moda dos últimos 150 anos. Entre elas, saias armadas, mangas bufantes, silhuetas dramáticas e recortes limpos. Uma das idas e vindas no tempo compara as proporções de um visual vitoriano, de 1885, com um modelo clean e bem similar de Yohji Yamamoto, apresentado em 1986.

Provavelmente, o look mais conhecido do vídeo é o famoso Bar Suit, de Christian Dior, que inaugurou o chamado New Look e revolucionou o cenário fashion pós-guerra. A majestosa saia plissada preta e o blazer estruturado branco são comparados com uma releitura feita pelo estilista japonês Junya Watanabe em 2011.

Quase toda a exposição será resumida em duas cores: preto e branco, com exceção de algum detalhe colorido aqui ou ali. A ideia é brincar com o contraste de tonalidades, bem como mostrar semelhanças, sejam elas no tecido, na técnica empregada ou na própria silhueta. Os looks pretos serão exibidos como uma linha do tempo, e cada um deles será comparado aos visuais de outro período na cor branca.

O Metropolitan Museum of Art está de portas fechadas desde março devido à pandemia do novo coronavírus. Neste ano, a Louis Vuitton é a patrocinadora da exposição, que tem apoio do grupo editorial Condé Nast. As instalações foram projetadas pela artista e cenógrafa Es Devlin, famosa por ambientar palcos de artistas como Beyoncé e Kanye West.

Dois vestidos pretos de épocas diferentes que estarão na exposição About Time do Costume Institute
Semelhança nas silhuetas com 101 anos de diferença

 

Dois vestidos de épocas diferentes que estarão na exposição About Time do Costume Institute
Uma releitura icônica e rocker do look lendário que marcou a coleção de estreia de Christian Dior

 

Dois vestidos pretos de épocas diferentes que estarão na exposição About Time do Costume Institute
Semelhança no volume das saias

 

Dois vestidos de épocas diferentes que estarão na exposição About Time do Costume Institute
Barras assimétricas e linhas

 

Dois vestidos pretos de épocas diferentes que estarão na exposição About Time do Costume Institute
O lendário busto cônico de Jean Paul Gaultier

 

Nesta edição, o catálogo da exposição terá um conto curto de Michael Cunningham, inspirado na obra Ms. Dalloway, de Virginia Woolf. O escritor venceu o prêmio Pulitzer em 1998 pelo livro As Horas, adaptado para os cinemas em 2002. Woolf, que morreu em 1941, será uma espécie de “narradora fantasma”.

Uma cena do filme de 1992 inspirado em Orlando foi o ponto de partida do tema About Time. A protagonista, interpretada por Tilda Swinton, entra com um vestido azul-claro do século 18, depois aparece com um longo preto e sai com um modelo vitoriano, de um século depois.

A exposição de 2019, intitulada Camp: Notes on Fashion, foi baseada em um ensaio de 1964 da escritora norte-americana Susan Sontag. Todos os anos, a exibição anual de primavera do Costume Institute é inaugurada com o baile popularmente chamado de Met Gala. O evento é conhecido como o tapete vermelho mais importante do ano, já que, tradicionalmente, é repleto de looks caprichados.


Colaborou Hebert Madeira

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