Veja os looks da Parada do Orgulho LGBTQIA+ em NY nesse domingo
A cidade recebeu o festival WorldPride em uma edição comemorativa de 50 anos dos protestos de Stonewall
atualizado
Compartilhar notícia
Milhões de pessoas foram às ruas de Nova York (NY) celebrar a marcha do WorldPride – Stonewall 50, nesse domingo (30/06/2019). O festival mundial celebra o orgulho LGBTQIA+ a cada dois anos em uma cidade diferente. Desta vez, foi produzido pela Parada de Orgulho de NY, em comemoração aos 50 anos dos protestos de Stonewall e às conquistas obtidas ao longo de meio século.
O desfile teve presença de artistas, ativistas e políticos. É claro que não faltaram looks interessantes, desde os mais simples até os mais performáticos, com direito a vários adereços.
Vem comigo conferir!
Segundo a imprensa internacional, mais de 150 mil pessoas participaram do desfile, anunciado como uma das maiores da história do movimento LGBTQIA+. A estimativa de visitantes na Big Apple para o fim de semana foi de 4 milhões.
O festival estreou em 2000, na capital da Itália, Roma, licenciado e organizado pela associação InterPride. Essa foi a primeira vez do WorldPride nos Estados Unidos e a segunda na América do Norte, com uma edição realizada em Toronto, Canadá, no ano de 2014. A de 2017 ocorreu em Madri, Espanha, e a próxima está marcada para 2021, em Copenhague, Dinamarca.
Nesse sábado (29/06/2019), Grace Jones, Kim Petras e Pabllo Vittar foram algumas das atrações do evento musical anual Pride Island, foi parte da programação oficial do WorldPride. No domingo (30/06/2019), foi a vez de Madonna subir ao palco para fechar a edição de 2019.
A cerimônia de encerramento do festival foi realizada na Times Square e teve performances de Melissa Etheridge, Deborah Cox, Mel C e Jake Shears.
Veja outros looks na galeria:
Vale destacar que, antes da parada oficial, manifestantes reuniram-se em uma marcha alternativa, por acreditarem que o WorldPride é comercial e se afastou do propósito inicial. O grupo de mais de 45 mil pessoas percorreu o caminho feito na primeira parada do Orgulho Gay de Nova York, em 1970, começando pelo bar Stonewall Inn e indo até o Central Park.
Batizada de Queer Liberation March, a manifestação teve o objetivo de levar às ruas o espírito de luta de 50 anos atrás, sem o patrocínio de empresas ou a proteção da polícia.
Orgulho LGBT
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado em 28 de junho, data que marca o episódio ocorrido no bar Stonewall Inn, em Nova York, no ano de 1969. Abusos policiais e discriminação com os frequentadores eram recorrentes no local, até que um grupo reagiu aos ataques e causou uma rebelião.
Um ano mais tarde, foi organizada a primeira parada do orgulho da comunidade, a Christopher Street Gay Liberation Day, para lembrar a ocorrência e lutar contra o preconceito. Desde 1970, as marchas se tornaram tradição.
Colaborou Hebert Madeira