Veja figurinos de Riccardo Tisci para o novo espetáculo de Marina Abramović
A artista performática e o diretor criativo da Burberry são amigos há anos e colaboram em mais um projeto
atualizado
Compartilhar notícia
O estilista Riccardo Tisci e Marina Abramović são amigos de longa data e já colaboraram várias vezes. A parceria mais recente foi para a ópera 7 Deaths of Maria Callas (Sete Mortes de Maria Callas), criada pela artista performática e inspirada na vida e nos destinos trágicos das personagens interpretadas pela cantora Maria Callas (1923-1977). O espetáculo estreou na última terça-feira (1º/9), em Munique, na Alemanha. O diretor criativo da Burberry criou figurinos para a apresentação, incluindo os de Abramović e das sete vocalistas.
Vem comigo!
7 Deaths of Maria Callas
A ideia do show é resgatar cenas de óperas como Tosca, Norma, La Traviata, Carmen, Otello, Lucia di Lammermoor e Madama Butterfly, todas interpretadas pela soprano grega Maria Callas (nascida em Nova York) ao longo da vida. Marina Abramović planejou o espetáculo por 30 anos.
Em comunicado, a artista afirmou que o projeto gira em torno do amor e de suas formas. Cada ópera se interliga a outra pelo ato de “morrer com o coração partido”. “Quando a oportunidade desse projeto começou a se concretizar, não havia outra equipe com quem eu quisesse trabalhar: Riccardo teve que fazer todos os figurinos porque somos amor, ele é moda e eu sou arte, dois mundos que se cruzam de forma criativa em um diálogo de amor, respeito e liberdade”.
Tisci, por sua vez, afirmou que foi muito fácil se envolver no projeto, já que ele se considera um “sonhador romântico em essência”. “O assunto é o amor em todas as suas formas, do claro ao escuro. Marina é um dos meus grandes amores pessoais, e me sinto privilegiado por chamá-la de minha amiga e minha família. Ela é uma das artistas mais ousadas e corajosas do mundo, e é uma honra incrível poder colaborar com ela mais uma vez em um assunto que toca tanto em nossos corações”, comentou, em comunicado.
Além de assinar a direção, Marina Abramović interpreta vários personagens e desenhou o cenário do espetáculo. O show foi desenvolvido com ajuda do compositor Marko Nikodijević. O espetáculo traz cenas de óperas interpretadas por Callas e, também, canções inéditas. A propósito, o projeto é multimídia e também inclui cenas na forma de curta-metragens, exibidas no palco.
Especifidades dos figurinos
Mesmo repletos de extravagância teatral, os looks desenvolvidos por Riccardo Tisci para o show trazem um olhar moderno. Em alguns deles, o designer distorce as ideias de feminino e masculino em uma única produção.
Um exemplo é o vestido vermelho de Carmen, com uma jaqueta crepe repleta de cristais. Ao mesmo tempo em que o look é inspirado na personagem, carrega elementos do toureiro Escamillo, um de seus amantes.
Um vestido transparente sem mangas, com lágrimas de cristais, compõe uma cena de Otello. Para a parte de Tosca, o visual é um vestido que mistura renda chantilly, crepe de chine de seda, enfeites na forma de pérolas e alças de metal polido.
Parcerias
As collabs anteriores de Riccardo Tisci e Marina Abramović reúnem parcerias da época em que ele ainda era diretor criativo da Givenchy. Em uma delas, ele fez o figurino da produção Bólero, de 2013, para o qual ela desenhou a cenografia. Além disso, ela já projetou cenários para desfiles de moda do designer.
O espetáculo 7 Deaths of Maria Callas estreou na última terça-feira (1º/9) e foi transmitido ao vivo nesse sábado (5/9). O show deve percorrer ainda Berlim, Atenas e Paris nos próximos meses e ficará disponível on demand por um mês a partir do dia 7 de setembro.
Colaborou Hebert Madeira