Veja Emma Watson e Rosalía nas imagens do Calendário Pirelli 2020
As fotos de Paolo Roversi para a 47ª edição do The Cal são estreladas por nove mulheres e inspiradas na peça Romeu e Julieta
atualizado
Compartilhar notícia
As imagens do aguardado Calendário Pirelli 2020, fotografado pelo italiano Paolo Roversi, foram reveladas nessa terça-feira (03/12/2019). O famoso The Cal chega à 47ª edição e tem como tema “Procurando Julieta”. Inspiradas pelo drama de William Shakespeare, as fotos revelam uma busca pela “Julieta que existe em toda mulher”. Além disso, esta é a primeira vez que o periódico vem acompanhado de um curta-metragem, unindo os universos do cinema e da fotografia.
Vem comigo saber mais!
Como anunciado anteriormente, a edição tem nove estrelas, de diferentes etnias, profissões e orientações sexuais: Claire Foy, Chris Lee, Emma Watson, Indya Moore, Kristen Stewart, Mia Goth, Rosalía, Stella Roversi (convidada especial e filha do fotógrafo) e Yara Shahidi. As fotos foram feitas em maio na cidade italiana de Verona, cenário da trama de Romeu e Julieta, e em Paris, residência do fotógrafo há 40 anos.
O curta-metragem que acompanha o calendário tem 18min e mostra Paolo Roversi interpretando a si mesmo, como um diretor de cinema. No registro, ele entrevista candidatas à personagem shakesperiana, enquanto se desenrolam as duas fases que marcam o ensaio.
Na primeira, todas chegam ao set com rosto natural e sem figurino para uma espécie de teste de elenco. Nessa parte, conversam com o profissional sobre suas visões pessoais em torno da personagem Julieta, revelando experiências próprias e um lado íntimo.
Já na segunda fase, cada uma delas veste o figurino e interpreta a heroína do seu jeito, unindo realidade e ficção. Nas palavras da marca de pneus, esses dois universos “se encaixam e as distinções se confundem, como em uma fotografia nebulosa”.
Roversi diz que estava em busca de uma “alma pura” e inocente, mas que, ao mesmo tempo, combinasse força, beleza, ternura e coragem. “Encontrei isso nos vislumbres de um olhar, nos gestos e nas palavras de Emma e Yara, Indya e Mia. Nos sorrisos e nas lágrimas de Kristen e Claire. Na voz e nos cantos de Chris e Rosalía. E em Stella, a inocência. Porque existe uma Julieta em toda mulher”, divaga.
Primeiro italiano a conduzir uma edição do The Cal, o artista diz ainda que “nunca vai parar de procurar” sua Julieta. “É uma história de amor de duas pessoas – inimigas – e do poder do amor. Eles confiam um no outro. É o amor que está por trás de tudo”, opinou ao WWD sobre a peça clássica.
O Pirelli 2020 tem 132 páginas e 58 fotos, coloridas e em preto e branco. O calendário mensal está na capa e na contracapa, enquanto o recheio inclui trechos da peça de Shakespeare.
O lançamento desta edição teve como endereço o Teatro Filarmônico, em Verona (Itália), com apresentação da atriz e comediante norte-americana Whoopi Goldberg. A artista explorou suas próprias ideias sobre o trabalho e ainda recitou trechos da peça.
Calendário Pirelli
Concebido em 1963 e lançado em 1964, o Calendário Pirelli também é conhecido como The Cal e já teve 46 edições, sob as lentes de 36 fotógrafos diferentes. Albert Watson foi o responsável pelas imagens na edição de 2019, que traz Gigi Hadid, Julia Garner, Laetitia Casta e Misty Copeland. Com tema Dreaming (Sonhando), mostrou personagens femininas e suas aspirações.
Antes conhecido por imagens de mulheres hipersexualizadas, o calendário ganhou uma repaginada politizada após Annie Leibovitz conduzir a edição de 2016. Agora, aborda a feminilidade de uma forma poética e cheia de protagonismo.
Veja as fotos dos bastidores na galeria, feitas por Alessandro Scotti:
Colaborou Hebert Madeira