Coroa da rainha consorte Camilla terá joias de Elizabeth II
Elencada para a coroação do rei Charles II, a peça foi usada em 1911 pela rainha Mary e será repaginada com diamantes
atualizado
Compartilhar notícia
Este ano, um dos momentos mais aguardados da família real britânica é a cerimônia de coroação do rei Charles III como herdeiro do trono de Elizabeth II, prevista para acontecer no dia 6 de maio. O Palácio de Buckingham informou que a rainha consorte, Camilla Parker Bowles, também será coroada ao lado do cônjuge. Segundo a assessoria da realeza, a monarca irá reciclar uma coroa usada em 1911 pela rainha Mary, com joias de Elizabeth II.
Vem saber mais!
A joia que ganhou protagonismo no topo da cabeça da rainha Mary na cerimônia de coroação de George V reaparecerá um século depois de sua criação. A notícia do retorno da coroa aos holofotes foi dada esta semana pelo Palácio e repercutida pela imprensa britânica.
“A coroa da rainha Mary foi removida da exibição na Torre de Londres para reformas antes da coroação em maio. Ela será usada pela rainha consorte. É a primeira vez na história recente que isso acontece”, dizia o texto.
A coroação do rei Charles III está cada vez mais próxima. Prevista para ocorrer entre os dias 6 e 8 de maio, a cerimônia está rodeada de especulações. Contudo, um dos destaques é a coroação de Camilla. Para a data, a coroa não será usada como feita originalmente.
Repaginada, a peça histórica passou por adaptações, como a inclusão dos diamantes da coleção pessoal de Elizabeth II, que são cravejados na coroa como uma homenagem à falecida rainha. Entre as pedras, estão Cullinan III, IV e V.
O momento histórico da coroação pede uma peça histórica. Também espera-se, segundo a mídia internacional, que a coroa inclua uma réplica do controverso diamante Koh-i-Noor. Supostamente roubada pelo Império Britânico, a gema está no centro de uma disputa política de 700 anos.