Como misturar o chique ao esportivo e ficar elegantérrima
Descubra as diversas marcas que investiram na novidade e as formas mais inusitadas de usá-la. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Hi-lo, athleisure, luxury sportswear, moda fitness dos anos 1980. Chame como quiser. A tendência que vem surgindo nos últimos anos mistura conforto e elegância de diversas maneiras.
Quem nunca quis estar estilosa e ao mesmo tempo confortável? É possível ser os dois! Stella McCartney, Christian Dior, Alexander Wang, Marc Jacobs, Valentino, Louis Vuitton e Fenty x Puma são apenas algumas marcas que apostaram forte nessa tendência. Funcional e com estilo, o look luxury sportswear mistura vestidos de seda com tênis e investe em calças atléticas complementadas com sapatos de salto.
Essa cultura do tênis com vestidos além de scarpins, ankle boots e outros sapatos sociais, como mocassins e mules, usados com moletons e tracking pants, tem o seu próprio estilo. O segredo é misturar peças sofisticadas com outras mais básicas. Itens de luxo com elementos esportivos.
Os macacões da Dior, da Marc Jacobs e da tão inusitada marca da Rihanna, a Fenty x Puma, eram, na maioria das vezes, colados ao corpo e com uma pegada inspirada em esportes radicais, como motocross e mergulho. Apesar do tecido esportivo, os looks levaram sensualidade e feminilidade para as passarelas.
O estilo permite a combinação de uma peça de paetê com um par de shorts e scarpins. Para completar, você ainda pode incluir um blazer oversized de ombreiras. Outra opção é mesclar um casaco de moletom com vestido ou saia lápis. Coloque um par de meias ¾ e mule. Invista em acessórios chiques, como maxicolares, e use-os com camisetas básicas e calça jeans.
Pegue um vestido longo e jogue-o com um par de tênis e uma bomber jacket. Luxo Total.
Desde Juliana Jabour no São Paulo Fashion Week – que misturou moletons oversized com saias longas – até a Louis Vuitton e os mais incríveis casacos de jacquard, shorts esportivos e tênis branco, o hi-lo apareceu em produções descoladas e ao mesmo tempo superchiques e maravilhosas. Eu adorei!
Vem comigo que eu te mostro quem mais apostou na tendência:
Juliana Jabour
A brasileira arrasou no desfile do SPFW N44 quando investiu forte no estilo athleisure/hi-lo, praticamente anunciando a tendência Primavera/Verão 2018 das principais passarelas de Nova York, Londres, Paris e Milão.
Minióculos de gatinho, meias esportivas com sapatos elegantes, bolsa no estilo lancheira e brincos enormes e descombinados demonstravam uma vibe forte dos anos 1980, que harmonizava com o uso das cores da bandeira americana – tema também predominante nos desfiles de Nova York.
Além disso, Jabour apostou em saia de seda com casaco oversized de moletom, macacão com tênis e camisas sob vestidos – combinações que fazem parte dessa tendência athleisure (atletismo e lazer, em tradução).
Vetements
A marca é uma das precursoras do estilo “alta-costura das ruas” e, para a temporada Primavera/Verão 2018, Demna Gvasalia pediu que “pessoas comuns” vestissem os seus looks e, em seguida, as fotografou.
As combinações eram compostas por casacos de plástico e calça social, além de peças de alfaiataria ao lado de camisetas. Os vestidos eram usados com tênis e sobrepostos por moletons. O estilista também apostou em meias grossas e sapatos de salto – tendência muito forte na estação.
Gucci
A marca fez um desfile completamente inusitado, a cara dos anos 1980, e trouxe uma pegada divertida. As roupas tinham vibe praticamente circense e o show retratava uma mistura de magia e misticismo, entre trapezistas e domadores de animais.
Para o luxury sportswear, a marca investiu em vestidos de festa com jaquetas esportivas, bordadas em jeans ou até mesmo as bomber jackets. Saias delicadas acompanhavam meias grossas ou finas, ornadas com pedraria. Blusas em paetê, bolsas no estilo sacola, pochetes e as “bowling bags” (bolsas de boliche) davam o toque esportivo e descolado às composições luxuosas e extravagantes. Isso sem falar nas sobreposições de camisetas e vestidos.
Claro que o tênis não ficou de fora e apareceu na clássica versão marrom estampada com a logomarca da Gucci. Para mim, o grande destaque foi o track suit azul todo bordado, complementado de sapato social e uma bolsa poderosa. Amei! Acho que não há nada que defina melhor o luxury sportswear.
Alexander Wang
Para esta temporada, o estilista Alexander Wang levou as mais diversas modelos para desfilar nas ruas do Brooklyn – Alice Dellal, Kaia Gerber, Bella Hadid e Kendall Jenner foram algumas delas.
Em colaboração com a Adidas, o designer apresentou uma coleção que tinha manga amarrada na cintura, misturava calça jeans com pedraria e a sobrepunha a vestidos de festa. Seda e renda faziam um mix com peças de moletom, jeans e couro. As baggies apareceram rasgadas e o grunge era contrastado por pérolas e taillers acinturados. Jaquetas militares aqueciam looks em renda além de um casaco adidas oversized usado com um delicado slip dress. Foi uma viagem!
Céline
A clássica e elegante grife Céline caprichou nas peças oversized e nos tons neutros, além de aderir aos looks cheios de parkas, track pants, botas de borracha e tênis. Vestidos elegantes e longos eram usados sobre calças. Casacos de diversos estilos e modelos apareceram em couro macio. Trenchs coats bordados em couro também foram usados com botas e tênis. As bolsas eram enormes. Puro conforto e estilo.
Fenty x Puma
A marca da cantora Rihanna em colaboração com a Puma é a atual sensação da moda. Shorts de motociclista, chinelos com salto alto, macacão no estilo mergulhador e muita referência ao surf fizeram a coleção da diva de Barbados a mais impactante e autêntica.
Devo dizer que, a princípio, achei estranha. Mas, olhando uma segunda vez, gostei dos vestidos megacurtos usados com jaquetas impermeáveis. Apesar da cor imprevisível, o look é totalmente usável. Considerando que os anos 1980 estão em alta e que a década foi bastante colorida, acho que vale a pena arriscar.
A cantora e estilista não abriu mão das tracking pants usadas com sandálias esportivas de salto fino ou plataforma. O conceito era informal, porém, a essência, sexy. Os vestidos abraçavam o corpo, e os corpetes e bustiês em tecidos de nylon contavam com fechos iguais aos que vemos em coletes salva-vidas. As silhuetas de grandes dimensões apareceram através da calças baggies complementadas por scarpins em neon e maiô asa-delta bem cavado — tendência que já tinha sido vista no desfile de Tom Ford.
Na passarela de Rihanna, a pegada foi de esporte luxuoso. As roupas aterrissaram com ankle boots, chinelo de salto, scarpins em neon e maxipochetes. Essa coleção continua dando o que falar.
Marc Jacobs
Jacobs reinou com estilo, boa costura, criatividade e elegância no quesito luxury sportswear. As pochetes eram grandes, coloridas e davam um toque descolado para os vestidos e maxiblazers. Peças elegantes em tons vibrantes ficaram mais esportivas com o styling de combiná-las com messenger bags. Mules com brilho e franjas e sandálias no estilo Birkenstock eram bordadas e usadas com meias, enquanto trench coats acompanhavam vestidos.
O estilista misturou um macacão oversized com maxicolares de pedraria e arrasou quando optou por uma jardineira com camisa. Depois do desfile da Gucci, acho que o do Marc Jacobs foi um favorito.
Louis Vuitton
A marca trouxe elegância e conforto na onda urban style. Shorts de corrida ou track pants, tênis branco e casacos bordados em jacquard formaram alguns dos inúmeros da Louis Vuitton. Em alguns casos, os looks vinham acompanhados de mochilas, responsáveis pelo toque descontraído. O luxury sports estava gritante e elegante.
Chanel
Quando você pensou que veria um tailler da Chanel com detalhes em verniz e acompanhado de botas de plástico? Foi exatamente a proposta de Karl Lagerfeld para a primavera da maison francesa. Além dessa aposta, casacos de chuva transparentes também foram destaques na passarela, especialmente porque não escondiam a beleza das peças. Pelo contrário, permitiam um caminhar na chuva com elegância, estilo e conforto. Bolsinhas chiques e brilhosas eram usadas com modelos grandes de plástico. Foi um sucesso.
Tom Ford
Como eu amei o desfile do Tom Ford. Cada combinação mais maravilhosa do que a outra. Paetê com short no tom rosa millennium apareceu com scarpin e ombreira. Calça de cintura baixa em couro maleável fez par com um maiô asa-delta maravilhoso. Puro romantismo. Bomber jacket em cetim e moletom davam o tom luxury sport.
Christian Dior
Macacão de motoqueiro e uma roupa que mais parecia de mergulho apareceram com tulle e sapato alto em verniz. Suéteres listrados, sobreposição de camisa e vestido, shorts, meias e chapéus dominaram a passarela. O toque de luxo foi inserido nas peças e, em contrapartida, acessórios esportivos davam conforto aos looks.
Valentino
O que eram aqueles casacos plastificados na passarela da maison Valentino? Todos maravilhosos. Além deles, anoraks (jaquetas impermeáveis de material espesso) com maxibolsos e cores neutras me deixaram babando. Tudo isso era usado no desfile com short ou calça social – sutilmente complementado por scarpins. Detalhes em prateado davam uma vibe ainda mais futurística. Eu achei demais. Bem inusitado.
Se athleisure define atletismo e lazer em uma mistura de estilo e conforto, para compor o luxury sportswear acrescente uma peça sofisticada. Tracking pant ou short com salto, vestidos de gala com bomber jackets, tênis e chinelos são hits da temporada.
Outras marcas como Tommy Hillfilger, Lacoste, Tory Burch e Stella McCartney apostaram na tendência.
Confira na nossa galeria e até a próxima.