metropoles.com

Veja a segunda edição do Índice de Transparência da Moda Brasil

Projeto busca orientar clientes a investirem de forma consciente e incentivar a clareza na indústria fashion

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fashion Revolution/Divulgação
Ação do Fashion Revolution
1 de 1 Ação do Fashion Revolution - Foto: Fashion Revolution/Divulgação

A transparência está na moda! Além da tendência delicada, alcançada com tecidos geralmente leves, translúcidos ou de tramas abertas, outra forma de aderir à trend ultrapassa a cristalinidade dos materiais. O relatório global que mostra o Índice de Transparência da Moda pretende incrementar o debate sobre a clareza na cadeia fashion e estimular a cultura de prestação de contas entre as marcas do mercado.         

Vem comigo conferir mais detalhes! 

Para conscientizar o consumidor sobre todo o processo de produção das roupas, até elas chegarem aos closets, o Fashion Revolution Global deu início ao projeto em 2016. A cada ano, o índice aborda e explora questões consideradas importantes para a indústria global da moda. 

A primeira edição no Brasil foi lançada em outubro de 2018 e avaliou a comunicação de 20 grandes varejistas com a sociedade, em parceria com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV) e apoio da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex).

Na última semana, ocorreu o lançamento da segunda edição do Índice de Transparência da Moda Brasil, que analisa 30 das maiores marcas e varejistas do país. Dez novas etiquetas foram incluídas na lista deste ano: Arezzo, Carmen Steffens, Colcci, Colombo, Decathlon, Dumond, Leader, Lojas Avenida, TNG e Torra. 

No lançamento, após apresentar os dados levantados, os convidados participaram de um debate, com a presença de atores relevantes, sobre os reflexos do índice no setor. Outras especificidades do projeto entraram em discussão no painel, além de questões como raça, gênero e imigração. 

O relatório levou em conta política e compromissos; governança; rastreabilidade; “conhecer, comunicar e resolver”; e problemas em destaque. 

Reprodução/Instagram/@fash_rev_brasil
Na conta oficial do movimento no Instagram, histórias e dados também são compartilhados

 

Reprodução/Instagram/@fash_rev_brasil
Recentemente, o Fashion Revolution Brasil divulgou informações comparando os últimos dois anos do Índice de Transparência da Moda Brasil

 

Reprodução/Instagram/@fash_rev_brasil
O ODS visa acabar com todas as formas de discriminação e violência contra mulheres e meninas ao redor do mundo até 2030

Os dados levantados servem para direcionar o público sobre a importância da transparência das marcas com a população, bem como mostrar qual é a melhor forma de se incentivar o diálogo em vários contextos – governos, associações de trabalhadores, cidadãos e as próprias marcas.

O relatório do Índice de Transparência da Moda Brasil 2019 está disponível neste link. E permite aos leitores o aprofundamento nas informações sobre o processo de produção e as pessoas por trás das roupas que chegam às prateleiras das principais marcas.  

Colaborou Sabrina Pessoa

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?