Veja cinco redes famosas de alimentos que já lançaram peças de moda
Empresas de comida e bebida expandem a experiência de consumo ao apostarem em roupas, acessórios e calçados
atualizado
Compartilhar notícia
De vez em quando, os caminhos da moda e dos alimentos se cruzam. Expandindo a experiência dos clientes para além do paladar, empresas mundialmente conhecidas, como McDonald’s e Coca-Cola, já lançaram roupas, acessórios e calçados, além de embalagens assinadas por estilistas famosos. Os licenciamentos permitem que essas companhias se aventurem em ramos fora de suas especialidades. Aproveitando lançamentos recentes, a coluna relembra algumas apostas na moda de cinco grandes companhias alimentícias.
Vem conferir!
Pizza Hut
Você já ouviu falar em “tastewear”? Possivelmente não, já que esse foi o apelido dado pela rede Pizza Hut para sua nova coleção de peças no estilo streetwear. O lançamento limitado inclui tracksuit, camiseta, chinelos slide, colar e um conjunto de copos. As cores são inspiradas no telhado da rede de pizzaria, enquanto os detalhes em xadrez remetem a toalhas de mesa.
Segundo a marca, esse é apenas o primeiro de vários lançamentos exclusivos da nova plataforma HutShop.com, que faz entregas apenas nos Estados Unidos. Elaborada pela própria equipe de design da companhia, a coleção-cápsula Pizza Hut Tastewear integra a recente campanha Newstalgia, que celebra elementos icônicos na identidade da marca.
Assim como outras gigantes alimentícias, a Pizza Hut tem um histórico de lançamentos que vão além da comida. No início de 2016, a empresa comercializou uma coleção chamada Hut Swag, com moletons, camisetas, meias, óculos de sol e um boné (que foi criticado por conter uma frase sexista). Há, também, os tênis capazes de pedir pizza quando sincronizados com o aplicativo da empresa, criados em collab com a The Shoe Surgeon.
Starbucks
A novidade fashion mais recente da famosa rede de cafeterias Starbucks é sua primeira coleção com a Fila. Voltada para os clientes da região Ásia-Pacífico, o lançamento limitado inclui variedades de bolsas e copos térmicos com as cores atemporais da fabricante esportiva.
A grande lista de parcerias da Starbucks com marcas de moda e estilistas inclui Vera Wang, 3.1 Phillip Lim, Rodarte, Rebecca Minkoff, Rachel Zoe, Beams e Mountain Research. Em geral, essas collabs não focam em vestuário, mas em bolsas tote e nécessaires, além de objetos para casa, principalmente copos.
Um exemplo de parceria que resultou em roupas foram os três modelos de camiseta assinados pelos estilistas Alexander Wang, Sophie Theallet e Billy Reid, em 2011. Apoiado pelo Council of Fashion Designers of America (CFDA), o lançamento brincou com a ideia das manchas provocadas pelo café derramado, comemorando os 40 anos da companhia de cafeterias.
McDonald’s
Outra empresa cheia de colaborações é a rede de fast food McDonald’s. Entre exemplos recentes, temos a coleção de roupas e acessórios com a Cactus Jack, selo do rapper Travis Scott, que também resultou em um combo no cardápio da lanchonete. No começo deste ano, a empresa anunciou uma versão repaginada do tênis Adidas Pro Model 2G, para jogadores do torneio de basquete All American Games. Ambas as marcas são patrocinadoras do evento.
Apesar de não ser uma collab, é impossível não lembrar da paródia feita pela Moschino aos símbolos icônicos da lanchonete, na coleção de outono/inverno 2014/15. Esse foi o primeiro compilado do estilista Jeremy Scott como diretor criativo da grife, ironizando os famosos “arcos dourados” e as cores características da companhia, misturados a elementos típicos de roupas e bolsas da Chanel.
Ainda no ramo de luxo, vale citar as embalagens criadas pela Off-White para os lanches da rede, assim como as camisetas e tote bags em collab com a extinta multimarcas parisiense Colette. Junto com o boygroup de K-pop BTS, a empresa de fast food lançou peças de merchandise e um combo no cardápio. A lanchonete tem sua própria loja virtual de produtos promocionais, no link goldenarchesunlimited.com.
Coca-Cola
Além de bebidas, a Coca-Cola vende um estilo de vida. Fundada em 1886, a empresa estadunidense já cruzou o mundo da moda com roupas e objetos colecionáveis assinados por grifes e estilistas famosos. A lista inclui labels como Tommy Hilfiger, Opening Ceremony, Jean Paul Gaultier, Karl Lagerfeld e Marc Jacobs. Entre as etiquetas brasileiras, vale mencionar as peças de moda praia lançadas com a marca cearense Água de Coco em fevereiro.
No Brasil, a empresa AMC Têxtil comanda a linha de roupas Coca-Cola Jeans (antiga Coca-Cola Clothing). Voltado para o público jovem, o selo tem campanhas estreladas por Pabllo Vittar e Sasha Meneghel, além de já ter desfilado no extinto Fashion Rio e na 42ª edição do São Paulo Fashion Week. Já a Coca-Cola Shoes, dedicada aos calçados, é licenciada pela Sugar Shoes.
A tempo dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, a companhia norte-americana colaborou com a marca japonesa Asics em novas versões do tênis GEL-Quantum 90. No fim de julho, lançou roupas e acessórios com a grife japonesa BAPE. Para agosto, promete sua quinta coleção com a Kith, que traz produtos colaborativos com várias marcas, incluindo a Converse.
Pepsi
Grande rival da Coca-Cola, a Pepsi também tem colaborações de moda para chamar de suas. Sua primeira coleção-cápsula de moda global, intitulada Live for Now, foi lançada em 2014. O compilado seguiu o rumo do streetwear, com produtos de vestuário casual, acessórios, calçados e objetos utilitários assinados por seis artistas urbanos globais, incluindo o ilustrador brasileiro Ricardo AKN.
As collabs da companhia de bebidas e alimentos incluem marcas de moda como AAPE, Del Toro, The Hundreds, Converse, Fila e Puma. Em parceria com a Vogue Itália, em 2018, a Pepsi lançou 20 peças assinadas por 10 designers emergentes de vários países ao redor do mundo. O compilado incluiu opções femininas e masculinas, nos segmentos de roupas e acessórios.
Vale lembrar que os lançamentos de moda feitos por grandes companhias alimentícias vão muito além. Em 2020, por exemplo, a rede especializada em frango frito Popeyes aproveitou a primeira coleção Ivy Park x Adidas para comercializar os próprios uniformes, com características semelhantes nas cores e na pegada sporty do lançamento de Beyoncé.
A exemplo da própria coleção da Moschino citada anteriormente, a indústria da moda também pega símbolos das grandes redes de comida como referência. O coletivo Vetements, em 2019, fez um desfile inteiro em uma loja do McDonald’s em Paris. A coleção incluía sátiras literais ao capitalismo e logotipos de marcas famosas, enquanto as modelos saíram diretamente de um caminhão estacionado na porta da lanchonete.
Colaborou Hebert Madeira