Veja 3 dicas de como montar um guarda-roupa versátil e inteligente
Um armário que rende “combinações-mil” é composto por peças multifuncionais. Saiba como comprar de maneira assertiva na temporada de saldões
atualizado
Compartilhar notícia
Basta uma ida rápida ao shopping ou um breve conferida nos sites de moda para saber que as promoções estão por toda parte. Os saldões acontecem sempre que uma nova estação começa, a fim de que o estoque de temporadas anteriores seja passado adiante por um preço menor. Para não cair em armadilhas envolvidas por etiquetas de ofertas amigáveis, a coluna separou algumas dicas de como comprar de maneira assertiva e inteligente em 2023.
Vem conferir!
Muitas são as dúvidas na hora de ir às compras. Por vezes, as pessoas têm a tendência de ir em busca de peças muito parecidas com as que elas já tem, como uma tentativa de reproduzir algo que sabem que funciona. No entanto, um guarda-roupa versátil não é feito de itens repetidos.
Filosofias como o minimalismo ganharam notoriedade na última década e também galgaram espaço no armário. Sob a ótica da ideologia que visa um consumo mais controlado, uma das maneiras de alcançar equilíbrio na hora de se vestir é apostar em peças atemporais, versáteis e que combinem entre si.
A metodologia não precisa ser seguida à risca, mas é um bom ponto de partida para quem repete os mesmo padrão quando adquire novas roupas. Antes de comprar, vale analisar alguns pontos: quais são as peças que, de fato você precisa; o que está em falta em suas combinações; e qual o desejo de imagem buscado — mais elegância, autenticidade ou despojamento, por exemplo.
Confira três dicas de como montar um armário inteligente em 2023:
O básico que funciona
Pode parecer óbvio, mas o “arroz com feijão” da moda funciona. Por isso, lembre-se de investir em bons básicos. Sabe aquela camiseta branca que está mais desgastada ou com manchas? Aproveite as promoções para trocar essas peças muito usadas por novas. Acredite: o investimento é certeiro.
Se você, por outro lado, está com o armário abarrotado de itens idênticos, a recomendação é optar por modelagens diferentes. Seja na gola, seja na mangas, vale apostar em peças que irão somar o seu guarda-roupa com um toque de renovação.
Camisas brancas, pretas e listradas são peças coringas porque dão um ar sofisticado quando usadas como peça principal e também servem como uma terceira peça para dias de temperaturas amenas. A camisa também pode ser usada como saída de praia ou sobreposta por um suéter, por exemplo.
Jeans: o tecido democrático
Popular em todo o mundo, a calça jeans é prática, confortável e versátil. Para quem busca versatilidade sem abrir mão da elegância, vale investir em modelagens que transitam em diferentes ocasiões, como a calça reta e a mom.
Tais opções vão, literalmente, do passeio no shopping à reunião de trabalho. O que determina o “tom” da produção, no caso da calça jeans, são os complementos. Quando somada a um sapato alto, como o scarpin, o visual ganha um ar mais sofisticado. Mas, se for combinado com um tênis, a composição muda a direção. Para quem trabalha em ambientes que exigem um dress code mais formal, o modelo flare é uma opção elegante.
Blazer: do escritório para a rua
Está na dúvida de como deixar o seu look com um toque sofisticado sem muito esforço? A recomendação é simples: vá de blazer. Há algumas temporadas no radar, a tendência foi estampada fortemente nas passarelas e respingou no street style mundo afora. Atualmente, grande parte das marcas apostam na alfaiataria como um pilar das coleções.
Antes restrito aos espaços corporativos, o casaco saiu do escritório diretamente para produções repaginadas. Tal versatilidade prova que um bom clássico nunca sai de moda. Mais do que isso, o exemplo ilustra que a indústria se retroalimenta de referências de outras eras e consegue propor um olhar atual, moderno.
Como poucas roupas do armário, o blazer consegue somar informação de moda, elegância e refinamento. Para quem deseja investir no modelo, vale apostar em tons neutros. Bege, off-white e xadrez são opções que rendem mil e uma combinações.
Recomprar itens básicos é quase inevitável. No entanto, a temporada de saldões é uma excelente oportunidade para adquiri-los por um valor mais em conta. Para aquisições mais certeiras, vale mapear em sites e nas lojas preferidas qual a estimativa de descontos oferecidos. Em alguns casos, as ofertas podem chegar a 70%.