Ursinhos de pelúcia: Vetements lança pantufas de luxo estilo anos 1990
O item polêmico já esgotou em e-commerces de luxo e acena para a onda nostálgica da moda
atualizado
Compartilhar notícia
Há algumas semanas, as irmãs Gigi e Bella Hadid colocaram as pantufas no radar fashionista com sandálias felpudas da Ugg. Agora, foi a vez de a grife francesa Vetements investir em sua própria versão de luxo do calçado tradicionalmente infantil. Cofundada por Demna Gvasalia, a label famosa por suas peças satíricas lançou uma pantufa em formato de ursinho de pelúcia. Em 10 dias, o item já esgotou em grandes e-commerces de luxo e está com “estoque baixo” no Net-a-porter de alguns países. Será que esse resgate noventista vai pegar no street style das semanas de moda?
Vem comigo!
As pantufas da Vetements, batizadas de Hug Me Bear, são unissex e têm abas com velcro nos braços e nas pernas do ursinho. Com isso, é possível brincar com as posições do bichinho.
Fabricados na Itália, os calçados são feitos de algodão, alpaca e mohair. Com certeza, são macios e quentes, mas não deixam de ser para lá de ousados.
A maior diferença entre eles e as pantufas que marcaram a infância de muita gente é, provavelmente, o fato de que foram feitos para serem usados na rua. Para isso, a sola é feita de borracha. A versatilidade tem um preço. A versão de luxo da marca francesa custa nada menos do que US$ 990 no Net-a-porter, algo em torno de R$ 4 mil.
Outro modelo, estilo mule, já esgotou no Ssense. Esse não tem bracinhos e pernas, e a cabeça do urso é virada para a frente.
Pelo visto, os ursinhos estão com tudo na nova coleção da grife, que tem Demna Gvasalia como head designer. Além das pantufas, ele lançou mochilas inspiradas no brinquedo clássico, como parte da coleção outono/inverno 2019/20. A novidade é feita com os mesmos materiais do calçado.
Para quem achou pouca ousadia, a Vetements criou, ainda, uma bota com abridor de garrafas no salto. O modelo em couro preto polido se chama Black Party Beer Opener Boot. Já os vestidos-camiseta ‘Happy Birthday’ Black Dress chamam atenção pela frase irônica: “É meu aniversário e tudo o que eu tenho é esta t-shirt de grandes dimensões”. Uma versão rosa da mochila de pelúcia, um “lançamento surpresa”, foi disponibilizada esta semana e já está esgotada.
Fundada em 2014 pelos irmãos georgianos Demna Gvasalia (head designer) e Guram Gvasalia (CEO), a Vetements é conhecida por criticar a cultura do consumo. Tudo isso com direito à metalinguagem sobre os preços das próprias peças. Recentemente, lançou jaquetas puffer em cores neon e um colar em formato de conector USB. Em junho, o desfile primavera/verão 2020 masculino e feminino da grife teve como endereço uma unidade do McDonald’s em Paris. Nada mais irônico!
Outra grife que se inspirou nos ursos de pelúcia para a temporada foi a Moschino, com camisetas e acessórios estampados com um teddybear estilo soldado romano.
Colaborou Hebert Madeira