Unsatisfashion: veja nova revista digital e gratuita sobre moda
O conteúdo virtual será publicado três vezes por ano e a primeira edição traz o seguinte tema: O Tempo nas Mãos
atualizado
Compartilhar notícia
Quem busca informação de moda tem nova ferramenta de conteúdo, a revista Unsatisfashion. Com foco na cultura de moda mundial, o periódico virtual e gratuito foi criado pela instituição Fashion For Future. A ideia é fornecer amplo conhecimento e proporcionar debates sobre assuntos que permeiam a indústria atualmente, além de discutir tendências que estão por vir. Com o tema O Tempo nas Mãos, a primeira edição já está disponível on-line.
Vem comigo conhecer!
Idealizada há um ano, a revista foi criada pelas gestoras da Fashion For Future, Luz Neira García e Bruna Rigato. Brasileiras e radicadas na Itália, elas mesmas fazem as entrevistas e formulam os textos. O intuito é apresentar fatos e opiniões para que os leitores tirem as próprias conclusões.
“A ideia surgiu para deixar uma construção mais perene sobre o que a Fashion For Future cria pensando além do hoje. Desde o início, quisemos construir um conteúdo de moda de qualidade e que sirva como consulta, como base, como ponto de partida para estudantes e profissionais emergentes da moda”, explica Luz, pesquisadora e responsável pelas áreas acadêmicas e conceituais da instituição. Ela destacou ainda que o público também inclui pessoas de outras formações e experiências.
“Produzimos muito conteúdo para o Instagram, para o nosso blog e site, mas sempre pensamos em algo que pudéssemos escrever com mais profundidade. Também tínhamos o desejo de nos envolver mais com os profissionais da moda e conectar pessoas ao redor do mundo e, então, a revista foi uma solução perfeita”, assinala Bruna, que cuida das partes de conteúdo visual e lifestyle da Fashion For Future.
O nome escolhido vem da história da própria instituição, pensada para quebrar os conceitos tradicionais de ensino de moda. Desde o início, o objetivo não é profissionalização, e sim o aprimoramento. A dedicação principal engloba empresas e profissionais que já estão no mercado.
“O primeiro nome que pensei para a Fashion For Future foi Unsatisfashion, pois eu estava realmente insatisfeita com o jeito que as pessoas entendiam que devia ser a formação e a capacitação em moda, em termos de metodologias e também de conteúdos. Esse nome perdeu para Fashion for Future porque tinha a questão da negatividade”, lembra Luz.
“Quando a Bruna veio agregar, ela começou a desenvolver um projeto, relacionado com sustentabilidade, e usou o nome Satisfashion pela primeira vez. Aí notamos, na hora da revista, que esse nome é perfeito para fazer ações de mudança, como a revista representa”, pontua.
A primeira edição da Unsatisfashion aborda a relação entre o tempo e a moda. Para isso, foram feitas entrevistas com professores, designers e estudantes de três países. As criadoras sempre pensam em como podem levar para o Brasil um cenário positivo sobre a moda, com uma visão global.
A temática também tem a ver com o período de distanciamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. As pessoas estão passando por reavaliações de comportamento e consumo.
“A moda está ligada a esse comportamento e, com essas mudanças, é o momento de pensar em novos modelos de negócio, novas formas de criar e como isso irá se relacionar com a temporalidade desse mercado. Por isso, o tempo, agora, está em nossas mãos. Como vamos utilizá-lo?”, questiona Bruna Rigato.
Entre as páginas da revista, há um texto sobre a Armani e outro que aborda o surgimento do termo “vintage“, relacionado à história de Anna Piagi. Outra publicação mostra entrevista com Eloisa Artuso, representante do Fashion Revolution, sobre a própria carreira e sustentabilidade.
O material também entrega os participantes brasileiros do concurso Future Designer. Para completar, retrata a realidade do mercado de noivas.
Fashion For Future
Fundada em Milão, na Itália, a Fashion For Future oferece cursos próprios sobre moda ou em parceria com outras instituições e profissionais do país europeu. Além de aulas pagas, as idealizadoras oferecem webinars gratuitos.
“Nos cursos breves, trazemos ferramentas que realmente possam ajudar designers e estudantes a olhar a moda de uma forma diferente. Por exemplo, ensinamos uma metodologia de enxergar os desfiles de moda europeus, ver as tendências sem a mentalidade de copiar os produtos”, frisa Bruna Rigato.
Uma das gestoras da Fashion For Future, Luz Neira García trabalhou como designer por 20 anos. Depois, envolveu-se com o mundo acadêmico e da pesquisa. Em São Paulo, lecionou nos cursos de moda em universidades. É doutora em artes com especialização em estamparia têxtil.
Já Bruna Rigato é designer de formação com experiência no setor de luxo. Estudou no Milano Fashion Institute e trabalhou com marcas renomadas, como Moncler e Gucci.
Colaborou Rebeca Ligabue