metropoles.com

Ucha Meirelles fala sobre a era dos acessórios e ícones da moda

Em entrevista exclusiva, consultora de estilo conversou sobre carreira, vida familiar e, é claro, moda. Vem comigo!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius Santa Rosa/Metrópoles
Ucha Meirelles fala sobre moda e estilo
1 de 1 Ucha Meirelles fala sobre moda e estilo - Foto: Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

Nessa terça-feira (12/12), embarquei em uma viagem cheia de moda e estilo. Assisti à palestra ministrada pela consultora e personal stylist Ucha Meirelles. Ela arrasa.

Formada em publicidade pelo Instituto Europeu de Design em Milão, trabalhou anos como assistente direta de Costanza Pascolato. É simpática, autêntica, extremamente despachada e sem frescuras. O look escolhido por ela para a ocasião era monocromático. Vestido, sandália, batom e esmalte seguiam a mesma tonalidade – o vermelho. Tudo muito chique e conceitual, assim como a personalidade dela. Nesta matéria, você vai conhecer melhor Ucha Meirelles e aprender a diferença entre moda e estilo.

Vem comigo!

Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

 

Ucha é conhecida por ser uma profissional totalmente dedicada à moda. Em nossa conversa, ela apontou a praticidade e o autoconhecimento como as duas regras de estilo que nunca saem de moda.

Para quem não sabe, a publicitária comandou por 10 anos uma marca prêt-à-porter, na qual ela mesma criava, produzia e comercializava as peças. Não é à toa que, hoje, além de consultora e stylist, Ucha tem um extenso currículo, já trabalhou, inclusive, como personal shopper. A profissional declarou que a regra do sucesso é clara: precisa haver respeito com a individualidade de cada um dos clientes.

Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

No site Upost, Ucha explora outro talento nato: a informação de moda. Formulada em parceria com a revista Marie Claire, na qual ela é colunista, a página também narra fatos do cotidiano, dá dicas de beleza e informa muita coisa sobre cultura e arte. Além de todas essas funções, Ucha é esposa, mãe de dois filhos e consegue arranjar espaço na agenda para fazer suas aulas de jazz. Em tempo: a consultora praticou sapateado durante muitos anos.

Em nosso encontro, acabei fazendo várias descobertas. Para ela, moda é algo bastante subjetivo e individual. Cada pessoa é uma mistura de dois ou três estilos. “Algumas tem uma ‘marca registrada’. Outras são camaleoas”, define.

Um exemplo de quem se enquadra no primeiro grupo, segundo a consultora de moda, é Costanza Pascolato. Sempre com o óculos de lente clara, o mesmo penteado, calça cropped justa, casaco comprido e anéis dos mais diferentes estilos. Em outras palavras, um ícone.

Vinicius Santa Rosa/MetrópolesNa palestra de terça feira, Ucha falou sobre moda, estilo e ícones. Também revelou três das principais tendências da temporada: salto blocado, muita franja – inclusive colorida –, além da polêmica pochete dos anos 1990.

“Moda é a tendência de consumo e o comportamento da atualidade. É o que se pode comprar. Estilo é a maneira como cada um faz sua própria moda” afirma.

Outras tendências
Ucha destaca o diferencial do momento: “Invista em peças com a divertida estampa rainbow ou o clássico xadrez.” Para o look ficar mais moderno, a ideia é usar o xadrez como conjunto, todos os itens na mesma padronagem. O conjuntinho estampado ou monocromático – assim como ela, que estava toda de vermelho – é super estiloso. Outra dica é apostar no boho dos anos 1970. “Nunca sai de moda”, comenta Ucha Meirelles.

 

Acessórios
“Esta é a era do acessório”, assegura a personal stylist. Eles têm poder, são capazes de mudar qualquer visual e ajudam as mulheres a expressar a própria personalidade. A vantagem é a versatilidade. Ucha ressalta a possibilidade de variá-los de acordo com o humor, enfatizando que até uma capa de celular pode ser considerada acessório: ela muda e dá personalidade ao look. Na cabeça, bonés, cap’s, gorros e maxichapéus — quanto maior melhor — estão em alta no momento.

 

Ícones da moda, por Ucha Meirelle

Grace Kelly: premiada atriz norte-americana que, após se casar com Rainier III, príncipe soberano de Mônaco, passou a ser conhecida como a princesa Grace de Mônaco. No quesito estilo, ela foi a responsável por eternizar a cintura marcada dos anos 1950, os laços e os óculos de gatinho.

 

Gabrielle Chanel: mais conhecida como Coco Chanel, a célebre estilista francesa fundou uma das marcas mais conhecidas do mundo. Notória pelo estilo clássico e fabuloso, ousava ao misturar joias com bijoux.

 

Lee Radziwill: irmã mais nova de Jackie Onassis, socialite americana, relações públicas e decoradora de interiores. É a queridinha do designer Marc Jacobs. Uma senhora chiquérrima que, aos 84 anos, continua influenciando novos designers.

 

Wallis Simpson: a socialite americana se tornou duquesa de Windsor ao se casar com Eduardo VII, do Reino Unido – seu terceiro marido. Ele abdicou do trono para poder oficializar a união. Foi uma mulher colorida e estilosa. Usava broches para complementar as produções.

 

Princesa Diana: aristocrata e filantropa, foi a primeira esposa do príncipe Charles. Assim como Ucha, gostava de misturar azul-marinho com preto. Além disso, era conhecida por usar mangas volumosas, vestidos com recortes variados e, sobretudo, decotes sensatos.

 

Iris Apfel: personagem exagerada, mas, acima de tudo, uma empresária e ícone da moda. É reconhecida pelos óculos enormes e por usar várias pulseiras ao mesmo tempo. Bem maximalista!

 

Susie Lau: blogueira londrina com 348 mil seguidores no Instagram. Autêntica e criativa!

 

Leandra Medine: blogueira nova-iorquina responsável pelo Man Repeller. Integrou a lista da revista Forbes das 30 mulheres mais influentes com menos de 30 anos. Mistura tecido e cores nas suas produções.

 

Além de apresentar os ícones da moda durante a palestra, Ucha Meirelles falou sobre diversos estilos: criativo, elegante, romântico, sexy, esportivo, contemporâneo e fashionista. Quando se fala em criatividade, a consultora nomeia Anna Dello Russo por estar sempre irreverente. Kate Middleton e Gwyneth Paltrow são consideradas referências em elegância.

O troféu do estilo fashionista fica por conta de Giovanna Battaglia, com suas bolsas divertidas e botas over the knee – uma moda nada minimalista. Outros nomes para acompanhar e admirar: a advogada e esposa do ator George Clooney, Amal Clooney, e a blogueira russa Miroslava Duma. Esta lista com certeza vai te inspirar no seu próximo look.

Getty Images/Elle/VogueUSA

Depois de tanto aprendizado, é claro que eu não poderia deixar de fazer uma entrevista com ela. Confira abaixo!

A Glamour te chamou de “pacote completo”. Como você faz para administrar tantos trabalhos como consultora de imagem/personal stylist/personal shopper e as tarefas de ser mãe e esposa?
Sou hiperativa (risos). Nós, mulheres, somos assim: fazemos tudo ao mesmo tempo. Cuidamos da casa e dos filhos, mas, quando se faz o que gosta, é possível conciliar tudo. Essas atribuições que tenho hoje sempre falaram muito comigo, e sempre tive muita vontade de trabalhar dessa forma. Então, no final, dá tudo certo.

 

Denise Andrade/Divulgação

 

Você iniciou a carreira como assistente direta da Costanza Pascolato. Pode nos contar um pouco como foi essa experiência?
Na verdade, sou formada em publicidade e comecei a trabalhar com ela. Foi um grande aprendizado, porque para mim Costanza é a grande papisa da moda e da elegância no Brasil. Atuei quase quatro anos como assistente direta dela, que te ensina a olhar a moda de um jeito diferente. Até hoje a vejo como minha mentora e mantemos contato.

Como especialista em história da moda, existe alguma época – ou década – pela qual você tem mais paixão? Por quê?
Os anos 1920 são maravilhosos. É uma coisa inacreditável. Até gosto dos anos 1950 também, mas para mim nada é mais imbatível que a década de 1920. Porque ali existia a moda em sua forma mais real. As joias, o brilho, a roupa solta… Eu acho essa época muito inspiradora para tudo.

Durante 10 anos você produziu e comercializou sua própria marca de prêt-à-porter. Quais foram os principais desafios?
Vender malharia, porque minhas peças basicamente tinham de ser vestidas. O maior desafio era tentar traduzir a roupa do cabide que a cliente via, mas não dava nada por ela. A cliente tinha que vestir e se sentir maravilhosa, essa era a minha ideia. Era muito engraçado porque as pessoas depois chegavam, viam a peça no corpo e diziam: “Nossa, que linda”. A roupa pendurada é uma coisa, mas, quando você dá forma e vida para ela, é outra história.

Quais são suas marcas favoritas? E as novidades para ficarmos de olho?
É difícil falar, mas internacionalmente amo Valentino, Dior, Louis Vuitton e Prada. Nacionalmente, sou muito fã da Paula Raia. Para ficar de olho, recomendo dar uma pesquisada na Sissa, marca pequena de São Paulo que é de uma amiga minha. Simplesmente maravilhosa. Outra dica muito boa são os sapatos da Lane Marinho: é um trabalho feito à mão e em pequenas quantidades, então tem toda uma proposta exclusiva muito interessante.

Divulgação

Quais são os principais desafios que os influenciadores e a informação de moda enfrentam atualmente?
É preciso ser fiel ao que se gosta. Você não pode se vender por uma marca. Então, para fazer um trabalho comercial ou qualquer tipo de business nessa área, é necessário certificar-se de que existe uma identificação com aquilo. Falar que uso e aprovo uma grife da qual não gosto é fake e irreal.

Como você definiria seu estilo? Acha que existe um “estilo errado”?
Colorido. Amo cor. Para ser sincera, não acho que exista um estilo errado, porque cada um enxerga seu universo de forma distinta. Acredito que existam alguns menos trabalhados do que outros.

Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

Ucha Meirelles é estilosa e prática. Para ela, a moda é atemporal. Adora revistas e publicações sobre arte e decoração e esbanja conteúdo. Foi um prazer enorme passar uma tarde com ela. Até a próxima!

Confira quem passou por lá:

Ana Luíza Favato

 

Flavia Kujawski e Ucha Meirelles

 

Lígia Cerqueira

 

Anna Luisa Cascão e Sonia Lim

 

Natália Berlin

 

Luciana Marsicano

 

Junia Souto

 

Letícia Gonzaga

 

Luci Sarres

 

Keila Cardoso

 

Iara Rocha

 

Soraia Debs

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?