Túnicas e vestidos com calça por baixo: será que essa moda pega?
Inspiradas nos tradicionais kaftans marroquinos, cobrem vestes largas numa combinação elegante e despojada
atualizado
Compartilhar notícia
Quem nunca usou um vestido com calça por baixo deve fazer uma viagem aos anos 2000 e reviver essa tendência. Assim como quase tudo que fez sucesso na época, a moda da sobreposição está de volta; mas é claro, com um toque mais atual. Nas coleções da Primavera/Verão 2019, vestidos de festa e túnicas aparecem por cima de calças largas, fugindo da onda skinny do início dos 10s.
A ideia é semelhante às vestimentas de alguns países, como Marrocos, Índia e Nigéria. Na moda masculina, é comum os homens usarem kaftans com calças largas por baixo. São típicas dos países do Oriente Médio e foram muito utilizadas entre os séculos 14 e 18.
Em seguida, os russos trouxeram a moda para o ocidente e logo a peça caiu nas graças de estilistas como Cristóbal Balenciaga, Christian Dior e Paul Poiret. A onda hippie dos anos 1960 e 1970 popularizou de vez o item, queridinho entre as adeptas da tendência boho.
Vem comigo!
Proenza Schouler
Quase toda a coleção da Proenza Schouler, comandada por Jack McCollough e Lazaro Hernandez, apostou na combinação. Baseada nas cores preta, branca e bege, as alças expõem os ombros, enquanto o verdadeiro volume fica por conta dos babados nas barras.
Oscar de la Renta
No desfile colorido da Oscar de la Renta, a dupla de estilistas apostou nas mais variadas composições – túnicas, blazers com franjas e peças assimétricas. O tom feminino e contemporâneo dos visuais ganhou um toque descontraído com as calças elegantes em modelagem reta e pantalona. Para as combinações, o contraste entre claro e escuro, preto e colorido, estampado e básico.
Libertine
Na passarela da Libertine, as túnicas estampadas em seda agregaram um ar de pijama ao visual. Algumas apareceram em conjunto com as calças, enquanto outras optaram por variar a estampa, escolha que conferiu bastante informação aos looks.
Christian Siriano
Diferentemente das outras grifes, Christian Siriano escolheu marcar a cintura nos conjuntos entre calça e túnica. No catwalk, a fluidez dos tecidos imprimiu muita elegância à silhueta definida das modelos em movimento. O designer investiu na estampa floral, no eterno animal print e no branco básico, que ganhou uma fenda frontal supermoderna.
Prabal Gurung
A coleção indiana da Prabal Gurung veio recheada de cores, franjas e não podia faltar a referência da túnica com a calça larga.
A semana de moda de Londres já está aí. Será que veremos essa tendência crescer? O estilo preppy veio com tudo, junto com o tie-dye, cores neon, além do laranja, verde e turquesa. Vamos aguardar!
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!
Colaborou Hebert Madeira