Trintou! Veja a evolução do estilo da atriz Kristen Stewart
Dona de um estilo andrógino e famosa mundialmente pela saga Crepúsculo, a artista californiana completa 30 anos nesta quinta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
Kristen Stewart alcançou fama internacional após o sucesso de Crepúsculo, em 2008, e não parou mais. Nesta quinta-feira (09/04), a atriz completa 30 anos de idade, com um currículo repleto de produções hollywoodianas e um status respeitado na moda. Ao longo da trajetória, a californiana construiu um estilo próprio, com pegada andrógina e um toque de rebeldia. Também conquistou marcas como Chanel e a Balenciaga, na era Nicolas Ghesquière.
Vem comigo conferir a evolução de estilo da aniversariante do dia!
Kristen Jaymes Stewart nasceu em Los Angeles no dia 9 de abril de 1990 e é filha de John e Jules Stewart, ambos profissionais da indústria audiovisual. Descoberta em uma peça da escola aos oito anos, ela atuou em pequenas produções da TV e do cinema até conquistar papéis mais significativos nos filmes Encontros do Destino (2001) e O Quarto do Pânico (2002).
Ao longo dos anos seguintes, a jovem chegou a ser indicada três vezes ao Young Artist Awards, por diferentes personagens, até ganhar o prêmio em 2007, por sua atuação no clássico Na Natureza Selvagem.
O divisor de águas na carreira de Kristen foi o longa Crepúsculo (2008), adaptação de um best-seller da escritora Stephenie Meyer. Na saga sobre vampiros e lobisomens, que resultou em cinco filmes, ela interpretou a jovem Bella Swan, interesse amoroso do vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson) e do lobo Jacob Black (Taylor Lautner).
O último filme foi lançado em 2012, mas o hype mundial foi suficiente para garantir vários papéis de destaque para a protagonista ao longo dos anos. Desde então, KStew atuou em longas como The Runaways: Garotas do Rock (2010), Branca de Neve e o Caçador (2012), Para Sempre Alice (2014), Café Society (2016) e, mais recentemente, o reboot de As Panteras (2019).
Primeiros red carpets
A primeira aparição de Kristen em um tapete vermelho foi em 2002, na première do filme O Quarto do Pânico. Na ocasião, ela usou um look monocromático preto. Combinações de alfaiataria e peças básicas com jeans marcaram o estilo da atriz nos red carpets daquele período.
Em 2007, na première de Na Natureza Selvagem, ela começou a flertar com um estilo mais ladylike. Desde os 15 anos, quem a veste é a stylist Tara Swennen.
Fase Crepúsculo
A virada no estilo da atriz começou na divulgação da famosa saga dos vampiros Cullen, entre o fim dos anos 2000 e o início dos anos 2010. Os looks de Kristen assumiram um tom levemente rebelde e rocker. Quase sempre, ela posava nos tapetes vermelhos com saltos altos e vestidos curtos, muitas vezes sem alça.
Quando optava por modelos longos, sempre tinham alguma dose de drama nos bordados, cores, transparências ou volumes. Os penteados dramáticos e armados, com um toque bagunçado, também marcaram alguns visuais desta fase. Entretanto, nem sempre pareciam tão propositais. Às vezes, deixavam um aspecto de despreocupação, como na première de Crepúsculo em Los Angeles, em 2008.
Alguns looks desse período ganhariam mais destaque com algum acessório que marcasse presença. Um colar statement ou alguma peça com uma cor mais extravagante seria suficiente. Contudo, isso não tira o mérito dos vários acertos dessa fase do estilo da jovem atriz.
Queridinha de Nicolas Ghesquière e polêmica
No fim da saga Crepúsculo, que coincidiu com o período em que o designer Nicolas Ghesquière deixou a direção criativa da Balenciaga, Kristen era a queridinha do designer. Quando a atriz tinha 14 anos, os dois se conheceram durante uma sessão de fotos para a revista Interview. Anos depois, ele a procurou, e ali nasceu uma amizade.
“Ele era um estilista que eu queria estar por perto, tão criativo. Se eu tenho que andar em tapetes vermelhos e estar na moda, então, eu quero estar com ele”, disse à Marie Claire em 2014.
Kristen usou alguns looks desenhado por Ghesquière em grandes eventos e chegou a estrelar campanhas de fragrâncias da Balenciaga. Nesse período, outra marca entre as favoritas da atriz era Zuhair Murad.
Além do fim da franquia mais famosa sobre vampiros, o ano de 2012 também foi marcado por um grande escândalo na vida da artista. Ela virou notícia mundial quando foi flagrada nas filmagens de Branca de Neve e o Caçador beijando o diretor, Rupert Sanders, na época casado. A polêmica resultou no fim de seu namoro com Robert Pattinson.
Na época, os dois envolvidos chegaram a se desculpar publicamente. Mesmo assim, o assunto continuou repercutindo em entrevistas futuras. “Foi um período bem difícil da minha vida. Eu era muito nova e não sabia como lidar com isso. Cometi alguns erros e, de verdade, não é da conta de ninguém”, disse ela sobre o caso, em 2009.
Chanel e evolução de estilo pós-Crepúsculo
Em 2013, ela se tornou uma das embaixadoras da Chanel, detalhe que parece ter influenciado em suas escolhas fashion. Com o passar dos anos, o comprimento dos cabelos diminuiu e o visual ficou ainda mais elegante e coeso. A label parisiense se tornou recorrente nos looks da artista.
Os shapes ficaram mais ousados e as cores ganharam mais vida. KStew não é muito adepta de acessórios, mas curte misturar diferentes colares de vez em quando, especialmente uma corrente com pingente de cadeado.
Androginia rebelde
Nos últimos anos, a atriz californiana abraçou cada vez mais sua personalidade andrógina e refletiu essa decisão em cada escolha de look. Principalmente depois de se declarar como LGBT durante uma esquete do Saturday Night Live, em 2017.
Além do visual tomboy, outra pegada que predomina no estilo de Kristen, quando o assunto é street style, é a influência grunge. Calça jeans em diferentes lavagens com as barras dobradas, camisetas com logo (ou crop tops) e óculos escuros são itens obrigatórios.
Vez ou outra, a atriz adorna o visual com jaquetas e óculos escuros. Para os pés, ela curte um bom par de sapatos brogue ou tênis pretos.
Blazer + sutiã (ou topless)
Vale destacar que, vez ou outra, Kristen deixa as combinações de alfaiataria ainda mais descoladas com sutiã à mostra ou nenhuma lingerie por baixo, no estilo topless. Os terninhos também ficaram cada vez mais frequentes em seu guarda-roupa, desde as opções slim até o oversized cool.
Campanhas
Como embaixadora da Chanel, Kristen fez várias campanhas para a marca, tanto de moda quanto de beleza. A primeira delas foi da coleção Métiers D’Art 2013/2014. Desde então, estrelou as divulgações das bolsas 11.12, Gabrielle e da Métiers D’Art 2015/2016, entre outros exemplos. Recentemente, foi o rosto da coleção de primavera/verão 2020.
Salto alto x tênis
Kristen também é conhecida por trocar os luxuosos sapatos de salto alto por tênis mais confortáveis em grandes eventos. No Festival de Cannes de 2018, chegou a ficar descalça em um tapete vermelho como forma de protesto contra o dress code do evento.
Além de atuar, Kristen já dirigiu e escreveu alguns videoclipes e um curta-metragem. Como atriz, seu filme mais recente para as telonas foi Ameaça Profunda, lançado em janeiro de 2020. Que os 30 anos continuem entregando trabalhos notáveis para a carreira de KStew e, consequentemente, ótimos looks. Parabéns!
Colaborou Hebert Madeira