Tour virtual: museus de faculdades de moda expõem galerias on-line
Institutos permitem visitas pelas exposições, acesso exclusivo a entrevistas e até aos arquivos dos museus
atualizado
Compartilhar notícia
Se você ama moda e, assim como a maioria da população, está confinado em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus, os tours virtuais oferecidos por escolas norte-americanas de moda são uma boa opção para distrair a mente. Na lista de instituições que disponibilizam exposições on-line, estão a Faculdade Savannah de Arte e Design; o Instituto Fashion de Design e Merchandising; e o Instituto Tecnológico de Moda. É possível viajar e navegar sem sair casa.
Vem comigo conferir!
Embora as exposições de moda mais aguardadas em 2020 tenham tido as visitações suspensas, alguns museus levaram as mostras para o ambiente virtual. Pensando nos estudantes da área e amantes do universo fashion, escolas de moda da Califórnia, Nova York e Georgia, nos Estados Unidos, migraram as curadorias para o espaço virtual.
Para manter a comunidade acadêmica no universo histórico e inspirar as criações dos futuros estilistas, os museus das principais faculdades abrem as portas para o mundo, literalmente. Basta se aconchegar em um lugar confortável de casa e começar o tour virtual.
Museu de moda e cinema da Faculdade Savannah de Arte e Design
Para quem curte moda e cinema, o SCAD FASH, museu da Faculdade Savannah de Arte e Design, localizado em Atlanta, na Geórgia (Estados Unidos), está com programações interessantes. Com projeto semanal, o espaço dá destaque à peças de vestuário em suas mídias sociais. Logo, curiosidades, fotos e a história das roupas são exploradas e concentradas na hashtag #MuseumfromHome.
Enquanto o museu permanece com as portas fechadas ao público, o site explora as mostras em cartaz com entrevistas, textos dos curadores e outras opções dinâmicas. Confira o vídeo da tão aguardada exposição Masters of Cut, com criações atemporais dos estilistas Azzedine Alaïa (1935-2017) e Gilbert Adrian (1903-1959):
“Nossa exposição de Alaïa e Adrian no SCAD FASH transmite a energia única de um estilista coletada por outro designer”, disse a presidente e fundadora da Faculdade Savannah de Arte e Design, Paula Wallace, em comunicado. “O jovem Azzedine Alaïa admirava tanto Gilbert Adrian – famoso pelos luminosos chinelos vermelho-rubi de Dorothy e muito mais – que acabou colecionando mais de 150 das peças originais de Adrian. Gênio conhece gênio! Usando a precisão do corte a laser para obter desenhos perfeitamente ajustados ao corpo, o próprio Alaïa, como Adrian antes dele, tornou-se um mestre exigente da alta costura intrincada e elegante”, complementou a representante do museu.
Museu do Instituto Fashion de Design e Merchandising
O museu do Instituto Fashion de Design e Merchandising (FIDM, na sigla original) foi fundado para atender ao corpo discente e ao público de Los Angeles, na Califórnia (Estados Unidos). Para quem quiser criar o próprio roteiro, o site da escola disponibiliza galerias que podem ser acessadas em qualquer dia e horário.
Enquanto o museu permanece fechado, sete exposições estão disponíveis para tour virtual: Karl Lagerfeld Para Chloé SS84, Comme des Garçons SS84, Gianfranco Ferré SS84, Manmode: Vestindo o ego masculino, Figurinos para Televisão de 2015 e 2016, Fabulos! Vestes do período imperial 1800-1836 e um giro pelo acervo do FIDM com itens de 1706 a 1790.
Museu do Instituto Tecnológico de Moda
O museu nova-iorquino do Instituto Tecnológico de Moda (FIT, na sigla original) continua a inspirar, mesmo digitalmente. Foram adicionados mais de 90 novos objetos aos acervos disponíveis on-line, que incluem peças do século 18 aos anos 2000, de Gilbert Adrian a Yohji Yamamoto.
Três mostras estão exibidas virtualmente no FIT. Bailarina: Musa Moderna da Moda, Power Mode: A Força da Moda e Eleanor Lambert: Imperatriz da Sétima Avenida são as opções. No perfil do YouTube do museu, entrevistas com grandes nomes da moda estão disponíveis. Entre eles, os estilistas Dapper Dan e Zandra Rhodes, e o jornalista de moda André Leon Talley.
A programação on-line do FIT também é composta por podcasts e visitas gratuitas pelo acervo do museu, que explora coleções dos séculos 18 e 19, assim como das décadas de 1920 e 1930, entre outras. Atividades para crianças, adolescentes e adultos também fazem parte do projeto virtual, basta acessá-las pelo site.
Anteriormente, a coluna indicou filmes e compilou séries, livros e jogos de moda. Agora, complementa as sugestões com exposições on-line para você descobrir, revisar e atualizar o conhecimento sobre o tema. Desfrute!
Colaborou Sabrina Pessoa