metropoles.com

Tour virtual: museus de faculdades de moda expõem galerias on-line

Institutos permitem visitas pelas exposições, acesso exclusivo a entrevistas e até aos arquivos dos museus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FIT/Divulgação
Exposição on-line
1 de 1 Exposição on-line - Foto: FIT/Divulgação

Se você ama moda e, assim como a maioria da população, está confinado em casa para evitar a disseminação do novo coronavírus, os tours virtuais oferecidos por escolas norte-americanas de moda são uma boa opção para distrair a mente. Na lista de instituições que disponibilizam exposições on-line, estão a Faculdade Savannah de Arte e Design; o Instituto Fashion de Design e Merchandising; e o Instituto Tecnológico de Moda. É possível viajar e navegar sem sair casa.

Vem comigo conferir!

Giphy/Reprodução

Embora as exposições de moda mais aguardadas em 2020 tenham tido as visitações suspensas, alguns museus levaram as mostras para o ambiente virtual. Pensando nos estudantes da área e amantes do universo fashion, escolas de moda da Califórnia, Nova York e Georgia, nos Estados Unidos, migraram as curadorias para o espaço virtual.

Para manter a comunidade acadêmica no universo histórico e inspirar as criações dos futuros estilistas, os museus das principais faculdades abrem as portas para o mundo, literalmente. Basta se aconchegar em um lugar confortável de casa e começar o tour virtual.

Museu on-line
Na programação on-line dos museus é possível ter acesso a fotos de desfiles antigos

 

Museu on-line
Além de poder navegar pelo acervo, ter acesso a entrevistas exclusivas e até podcasts
Museu de moda e cinema da Faculdade Savannah de Arte e Design

Para quem curte moda e cinema, o SCAD FASH, museu da Faculdade Savannah de Arte e Design, localizado em Atlanta, na Geórgia (Estados Unidos), está com programações interessantes. Com projeto semanal, o espaço dá destaque à peças de vestuário em suas mídias sociais. Logo, curiosidades, fotos e a história das roupas são exploradas e concentradas na hashtag #MuseumfromHome.

Enquanto o museu permanece com as portas fechadas ao público, o site explora as mostras em cartaz com entrevistas, textos dos curadores e outras opções dinâmicas. Confira o vídeo da tão aguardada exposição Masters of Cut, com criações atemporais dos estilistas Azzedine Alaïa (1935-2017) e Gilbert Adrian (1903-1959):

“Nossa exposição de Alaïa e Adrian no SCAD FASH transmite a energia única de um estilista coletada por outro designer”, disse a presidente e fundadora da Faculdade Savannah de Arte e Design, Paula Wallace, em comunicado. “O jovem Azzedine Alaïa admirava tanto Gilbert Adrian – famoso pelos luminosos chinelos vermelho-rubi de Dorothy e muito mais – que acabou colecionando mais de 150 das peças originais de Adrian. Gênio conhece gênio! Usando a precisão do corte a laser para obter desenhos perfeitamente ajustados ao corpo, o próprio Alaïa, como Adrian antes dele, tornou-se um mestre exigente da alta costura intrincada e elegante”, complementou a representante do museu.

Exposição On-line
Exposição Adrian e Alaïa: Mestres dos Cortes

 

Exposição on-line
Exposição: A trajetória de Patrick Kelly
Museu do Instituto Fashion de Design e Merchandising

O museu do Instituto Fashion de Design e Merchandising (FIDM, na sigla original) foi fundado para atender ao corpo discente e ao público de Los Angeles, na Califórnia (Estados Unidos). Para quem quiser criar o próprio roteiro, o site da escola disponibiliza galerias que podem ser acessadas em qualquer dia e horário.

Enquanto o museu permanece fechado, sete exposições estão disponíveis para tour virtual: Karl Lagerfeld Para Chloé SS84, Comme des Garçons SS84, Gianfranco Ferré SS84, Manmode: Vestindo o ego masculino, Figurinos para Televisão de 2015 e 2016, Fabulos! Vestes do período imperial 1800-1836 e um giro pelo acervo do FIDM com itens de 1706 a 1790.

Museu on-line
Exposição Karl Lagerfeld Para Chloé SS84

 

Museu on-line
Exposição Manmode: Vestindo o ego masculino

 

Museu on-line
Exposição Comme des Garçons SS84
Museu do Instituto Tecnológico de Moda

O museu nova-iorquino do Instituto Tecnológico de Moda (FIT, na sigla original) continua a inspirar, mesmo digitalmente. Foram adicionados mais de 90 novos objetos aos acervos disponíveis on-line, que incluem peças do século 18 aos anos 2000, de Gilbert Adrian a Yohji Yamamoto.

Três mostras estão exibidas virtualmente no FIT. Bailarina: Musa Moderna da Moda, Power Mode: A Força da Moda e Eleanor Lambert: Imperatriz da Sétima Avenida são as opções. No perfil do YouTube do museu, entrevistas com grandes nomes da moda estão disponíveis. Entre eles, os estilistas Dapper Dan e Zandra Rhodes, e o jornalista de moda André Leon Talley.

A programação on-line do FIT também é composta por podcasts e visitas gratuitas pelo acervo do museu, que explora coleções dos séculos 18 e 19, assim como das décadas de 1920 e 1930, entre outras. Atividades para crianças, adolescentes e adultos também fazem parte do projeto virtual, basta acessá-las pelo site.

Museu on-line
Exposição Eleanor Lambert: Imperatriz da Sétima Avenida

 

Museu on-line
Exposição Bailarina: Musa Moderna da Moda

 

Museu on-line
Exposição Power Mode: A Força da Moda

 

Anteriormente, a coluna indicou filmes e compilou séries, livros e jogos de moda. Agora, complementa as sugestões com exposições on-line para você descobrir, revisar e atualizar o conhecimento sobre o tema. Desfrute!


Colaborou Sabrina Pessoa

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?