Tommy Hilfiger lança iniciativa para nova geração de estilistas negros
Ao lado da Harlem’s Fashion Row, a marca procura aumentar o acesso à mentoria e recursos para os designers pretos
atualizado
Compartilhar notícia
Com o objetivo de promover a próxima geração de designers negros, a Tommy Hilfiger anuncia o New Legacy Challenge. Trata-se de uma competição desenvolvida por meio do programa People’s Place em parceria com a Harlem’s Fashion Row.
Vem conferir os detalhes!
A competição teve início em setembro de 2021, quando os designers foram convidados a se inscreverem no New Legacy Challenge. A princípio, tiveram de compartilhar as próprias interpretações para o “preppy contemporâneo”, que sempre esteve no DNA da Tommy Hilfiger.
Por meio da exploração cultura preppy, o desafio também visa destacar a história das comunidades negras e como elas moldaram o estilo clássico norte-americano. O vencedor do desafio receberá uma bolsa e a oportunidade de colaborar em uma coleção-cápsula ao lado da equipe de design da Tommy Hilfiger.
Após uma mostra de design que ocorreu de forma virtual com os 12 candidatos mais votados, os três finalistas foram escolhidos para passar à última etapa. Cada selecionado, com orientação de um mentor da Tommy Hilfiger, irá recriar seis peças icônicas do estilo preppy, incluindo moletom, varsity jacket e polo.
Os designers irão apresentar suas coleções finais diante de um júri, em março, e o vencedor será anunciado em um evento exclusivo. Na ocasião, também haverá a estreia da série documental do New Legacy Challenge.
Brandice Daniel, fundadora da Harlem’s Fashion Row e ICON 360, comentou sobre o impacto social da iniciativa. “Somos parceiros orgulhosos deste programa, porque ele promove uma mudança fundamental e verdadeira. É a nossa maneira de amplificar as vozes da próxima geração de designers negros”, afirmou em comunicado à imprensa.
Conheça os finalistas
Uma das finalistas, Megan Smith é fundadora de uma marca contemporânea sustentável que se inspira na força e beleza de todas as mulheres, com estampas ousadas e peças versáteis como assinatura. O segundo nome é o de Johnathan Hayden. A partir da etiqueta homônima, ele equilibra seu background em UX design com uma identidade cultural mista e luxuosa.
Por fim, Clarence Ruth explora o jeans de um ponto de vista fresh com uma coleção recheada de peças 100% feitas no material. Também faz criações que mesclam o design militar com uma pitada de streetwear e biker chic.
Promovendo mudanças
No fim de 2021, a Tommy Hilfiger apresentou os seis finalistas do Fashion Frontier Challenge de 2021. A terceira edição do projeto, encabeçado pela label norte-americana, reforça o posicionamento de apoiar empreendedores negros, indígenas e não brancos que trabalham em prol de suas comunidades, com o intuito de estimular mais diversidade na moda. A localidade dos selecionados vão do continente africano à Europa.
Ver essa foto no Instagram
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Luiz Maza