Tod’s Legacy: 35 jovens designers reinterpretam códigos da marca
Iniciativa da grife italiana é uma parceria com a Central Saint Martins, renomada escola de artes
atualizado
Compartilhar notícia
A Semana de Moda de Londres veio com uma novidade em cheio da Tod’s: no primeiro dia do evento (19/2), a marca italiana estreou um programa de talentos emergentes, batizado de Legacy. A incubadora de projetos Tod’s Academy desafiou 35 jovens mestrandos da renomada escola Central Saint Martins a reinterpretarem códigos e peças marcantes da label a partir de seus próprios olhares. Além disso, foi inaugurada uma plataforma on-line inteiramente dedicada ao projeto, que funciona como uma exposição digital.
Vem saber mais!
Códigos reinterpretados
O programa inclui bolsa de estudos e mentoria para cada participante, oferecida por 26 profissionais de variados segmentos da indústria da moda. A lista reúne estilistas, caçadores de talentos, stylists, editores, críticos e outros profissionais. Dessa forma, cada especialista deve auxiliar o jovem a refinar seus olhares a partir do know-how italiano e do mercado de trabalho.
Toda a proposta valoriza o artesanato e o processo criativo, funcionando como uma espécie de complemento à formação. Walter Chiapponi, diretor criativo da label, deu total criatividade para os jovens, sob a supervisão de cada mentor. Chiapponi e Fabio Piras, da Central Saint Martins, coordenam o projeto desenvolvido no ano passado.
A estilista Simone Rocha ajudou Andrej Gronau a incrementar acessórios da grife italiana usando malha. Roksanda Ilinčić, por sua vez, auxiliou Andrew La Casse a dar uma nova cara à bolsa Timeless T. Outros itens que ganharam releituras experimentais são a bolsa D-Bag e o loafer Gommino.
Os designers Charles Jeffrey e Richard Quinn, os stylists Andrew Davis e Francesca Burns, os jornalistas Emanuele Farneti e Hamish Bowles, entre outros profissionais, também colaboraram com a iniciativa. Os protótipos criados pelos estudantes não serão comercializados pela marca.
Tod’s Academy
Um dos objetivos da Tod’s Academy – setor da grife responsável pela iniciativa – é justamente transmitir “técnicas consagradas” para a nova geração de talentos. A marca descreve a academia, que tem sede no headquarters da marca, como um “laboratório de ideias e uma incubadora de projetos inovadores”.
“É a expressão máxima do Made in Italy através da excelência de seus artesãos, que por gerações conseguiram combinar com sucesso o patrimônio com um ponto de vista sempre crescente, moderno e pessoal”, informou a label na plataforma oficial do programa Tod’s Legacy. Na opinião do presidente da empresa, Diego Della Vale, o projeto apoia alunos e traz pontos de vista inovadores para a etiqueta.
Sobre a grife
A história da grife italiana começou nos anos 1920, por iniciativa da família Della Vale. Já na década de 1980, o atual presidente assumiu o controle da etiqueta e a transformou em uma das maiores representantes dos segmento de artigos de couro de luxo. Até os dias atuais, os artesãos da label confeccionam as peças na região de Marche, na Itália, onde a etiqueta nasceu.
Veja protótipos e esboços dos outros participantes do projeto Tod’s Legacy na galeria abaixo. Para conferir os trabalhos completos de cada um e conteúdos em vídeo sobre o processo criativo, acesse a plataforma da iniciativa neste link.
Colaborou Hebert Madeira