To Face Brechó oferece curadoria vintage ao público brasiliense
O empreendimento integra a lista de participantes do Metrópoles Fashion Design Festival, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como os sócios-fundadores, o To Face Brechó nasceu na Ceilândia. Desde 2017, o negócio de Ludmila Barbosa e Mayan Martins oferece curadoria vintage ao público no Distrito Federal. Para incrementar ainda mais o garimpo fashion local, o empreendimento proporciona periodicamente encontros de empresas do mercado de segunda mão.
Vem saber mais!
A paixão de Ludmila Barbosa por brechós vem de longa data. Foi em uma visita despretensiosa a uma loja de roupas usadas que ela comentou com Mayan Martins sobre o desejo de abrir a própria empresa na área.
A veia empreendedora da jovem de 25 anos foi base para os parceiros darem os primeiros passos e fundarem o próprio brechó. Há seis anos, a dupla fundou o Garage Vintage, tirando os sonhos do papel.
Inicialmente, a vitrine do brechó era feita virtualmente, pelo Instagram. Na plataforma, os empresários também organizavam as vendas e as entregas dos produtos diretamente com os clientes.
Contudo, em uma viagem a São Paulo, os sócios aguçaram a vontade de ter um espaço físico. As visitas inspiradoras em brechós na cidade os motivaram a abrir as portas da primeira loja física do To Face, na Ceilândia, em 2018.
To Face Brechó
Com a chegada da pandemia, Ludmila Barbosa e Mayan Martins “puxaram o freio de mão” para recalcular a rota do brechó. Uma coleção autoral e experimental de moda foi feita, com o objetivo de explorar novos horizontes. No entanto, os empresários decidiram voltar ao formato de garimpo e curadoria das peças usadas.
Em seguida, os sócios fizeram um rebranding no brechó e batizaram a empresa de To Face. De “cara” nova, o espaço voltou a participar de feiras e a se dedicar a vendas on-line. Em novembro de 2022, o espaço físico na Ceilândia foi reinaugurado, no endereço CNN 2 bloco B – sala 320.
O To Face integra a lista de brechós participantes da segunda edição do Metrópoles Fashion Design Festival, realizada nos dias 14 e 15 de setembro, no Museu Nacional da República. “Para o evento, vamos levar uma seleção de peças unissex, com direito a muita alfaiataria, camisetas e suéteres. O mix de produtos abraça vários tamanhos”, revela Mayan Martins.
Moda Brasília
A coluna deu início à série Moda Brasília em 2021. Toda semana, apresentamos marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal, no Centro-Oeste.
O objetivo é compilar iniciativas e empresas que atuam em prol da cadeia produtiva regional de maneira criativa, sustentável e inovadora. Os nomes são selecionados de forma independente pela equipe da coluna, a partir de critérios como diferencial de mercado, pioneirismo e ações que valorizem a comunidade.