Entrevista: aos 55 anos, tiktoker Iara Sanny aborda etarismo na moda
Na rede social, a tiktoker posta vídeos para mostrar se o look é estiloso mesmo ou apenas está no hype quando usado por jovens
atualizado
Compartilhar notícia
Na moda, um segmento em que muitas vezes a juventude é exaltada como a única referência de estilo, a influenciadora Iara Sanny emerge como um farol de confiança e autenticidade para o público mais velho. Aos 55 anos, a paraibana enfrenta as barreiras e desafia a noção da sociedade de que existe uma idade certa para usar determinadas roupas. À coluna, a tiktoker, que ficou famosa por lançar o quadro “Esse Look É Estiloso Mesmo? Ou É Porque Uma Jovem Está Usando?” na rede social, compartilhou o começo de tudo e como gosta de explorar o visual sem estigmas.
Vem conferir!
O começo de tudo
O perfil de Sanny no TikTok começou por causa de Gabilo e Gustavo, filho e genro da influencer, respectivamente. Com uma boa comunicação e estilo ousado, os jovens a encorajaram para começar a expor a própria personalidade cativante na internet.
“A gente sempre quis falar sobre moda, pois os três gostam muito. Porém, de início, a gente não nichou o perfil. Fomos criando o que tínhamos vontade. Os meninos iam me assessorando e, com o tempo, sentimos o que de fato os seguidores gostavam “, explica.
O que gerou bastante repercussão na web foi um vídeo no qual a tiktoker conta sobre a relação entre ela e Gabilo. Pelo fato de ser gay, foi importante para ele ter alguém que o apoiasse e o amasse independente da orientação sexual. Atualmente, o namorado, Gustavo, mora com os dois em Maceió e ajuda na criação dos vídeos também.
“Agora conseguimos dar mais enfoque na parte moda, que a gente ama tanto. O quadro foi até uma ideia de Gustavo. A gente sempre falava sobre idade e como meus seguidores são, a maioria, jovens, e como eu também me visto de forma mais jovial. Aí apostamos na ideia”, conta Sanny.
Estilo e idade de uma tiktoker
Para Sanny, usar roupas mais ousadas nos anos 1980 e 1990 era uma dificuldade. À época, com as viagens de férias no exterior marcadas, ela sentia que quando voltava ao Brasil já não tinha mais a coragem de usar as peças que havia comprado fora.
“Tinham roupas que quando eu chegava aqui Nordeste sentia que precisava ser muito ousada para usar, e na época eu não era. Aí eu acabava por deixar no armário mesmo. Mas eu comprava porque eu achava as coisas mais estilosas e eu queria muito usar aquilo”, lembra.
Apesar de não ter a coragem de vestir essas peças quando era mais nova, ela guardou tudo: “Eu tinha muita peça no fundo da gaveta. E agora, 30 anos depois, eu uso e vou continuar usando, até porque elas fazem mais sentido também. Os tempos mudaram e a minha cabeça também.”
Ao ser questionada se os looks no universo fashion têm idade, Sanny responde: “Socialmente, a moda tem idade sim, embora eu quisesse muito que eu não tivesse. Mas eu acho que a minha linguagem nas redes sociais chega para quebrar esse padrão”. A influencer destaca a segurança que ganhou ao longo do tempo para ostentar um visual de fato, sem medo de ser estilosa.
Dicas e reflexões sobre moda
No vídeos, Iara Sanny compartilha com o público inspirações de looks e mostra as peças que usará para recriá-los. Ela não tem receio de fazer ajustes e adaptações, e as torna em tendências acessíveis à realidade e ao próprio guarda-roupa. Depois de montar o look, ela oferece um veredito sincero e revela se gostou ou não.
A tiktoker foi questionada qual dica daria para que as pessoas mais velhas tenham segurança em ousar no visuais como ela. Com uma resposta singela à coluna, ela diz:
“Se vestir reflete muito sobre quem a gente é e o que temos na nossa mente. Quanto mais você for aberta, quanto mais você tiver conteúdo e interagir com pessoas diferentes, mais segurança você ganha para usar o que bem entender”, avalia. “É sobre a coragem de ser o que você também é por dentro, comunicando isso por meio da moda”, completa.
Iara Sanny é muito mais do que uma influenciadora de moda — ela é uma voz inspiradora que desafia os limites da idade e da conformidade na indústria da moda. Os vídeos na web não apenas celebram a beleza das roupas, mas também o encanto da autoexpressão e da autenticidade independente da faixa etária.