Tiara de casamento usada pela princesa Diana ganha exposição
Com curadoria especial, a exibição temática celebrará o Jubileu de Platina da Rainha, em Londres, na Inglaterra
atualizado
Compartilhar notícia
Com diamantes, um acessório icônico protagonizou o look de casamento de Lady Di com o príncipe Charles, em 29 de julho de 1981. Pela primeira vez, a tiara Spencer será a protagonista de uma exposição histórica das tiaras aristocráticas, incluindo peças usadas pelas rainhas Vitória e Joséphine Bonaparte. A mostra é orquestrada em comemoração ao 70º aniversário de reinado de Elizabeth II e entra em cartaz em 28 de maio, na Sotheby’s, em Londres, na Inglaterra.
Vem saber mais detalhes!
Batizado de tiara Spencer, o adorno quebrou protocolos da realeza. Isso porque Diana optou por se casar com uma coroa da própria família, indo contra a tradição de usar uma peça da família do noivo. A joia fez história, sobretudo ao ser combinada com um véu confeccionado com 140 metros de tule.
O acessório real foi confeccionado originalmente no século 18, e constitui fruto de uma mistura de diferentes coroas da família Spencer. Segundo a Sotheby’s, casa de leilões hospedará a exibição, a tiara foi criada inicialmente em 1767 e usada pela família durante séculos, antes de ser montada na década de 1930 pela joalheria Garrad no design atual.
Com design em forma de coração centralizado, a estrutura também recebe estrelas e flores, cravejadas em diamantes. Diana não sou a tiara apenas no dia do seu casamento. Também elencou a joia na cabeça para outros compromissos reais.
Atualmente, o irmão de Lady Di, Charles, cuida custódia da tiara e a cedeu para a exposição nomeada de Power & Image: Royal & Aristocratic Tiaras (Poder e Imagem: Tiaras Reais e Aristocráticas, em tradução livre). A Sotheby’s também apresentará mais de 40 joias de cabeça, a fim de demonstrar a evolução desse item, que sofre influência da arte contemporânea.
“Unir essas joias foi um trabalho de muito amor”, revelou Kristian Spofforth, chefe de joalheria da Sotheby’s. “É um momento maravilhoso para lançarmos um foco especial sobre o artesanato deslumbrante entregue por gerações aos joalheiros, principalmente os britânicos, ao longo de vários séculos”, destacou em comunicado.
Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, siga @colunailcamariaestevao no Instagram. Até a próxima!
Colaborou Sabrina Pessoa